Sustentabilidade trabalho

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 28 de abril de 2015
Ecossistemas Brasileiros
O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Quase todo o seu território está situado na zona tropical. Por isso, nosso país recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa enorme diversidade.















Floresta Amazônica: É um ecossistema autossustentável, ou seja, é um sistema que se mantém com seus próprios nutrientes numciclo permanente. Os ecossistemas amazônicos são sorvedouros de carbono, contribuindo para o equilíbrio climático global. Existe um delicado equilíbrio nas relações das populações biológicas que são sensíveis a interferências antrópicas. Estende-se além do território nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espécies como a seringueira, o guaraná e a vitória-régia.É habitada por inúmeras espécies de animais, como o peixe-boi, o boto, o pirarucu e a arara. Para termos uma ideia da riqueza da biodiversidade desse ecossistema, ele apresenta até o momento 1,5 milhão de espécies de vegetais identificadas por cientistas.

Zona dos Cocais: É uma formação vegetal típica da área de transição entre a região norte e nordeste brasileira e que ocupa uma faixa que seestende pelos estados do Maranhão e Piauí, mas também podem ser encontradas formações típicas da Mata de Cocais em outros estados como Tocantins, Ceará e Bahia. São matas de carnaúba, babaçu, buriti e outras palmeiras. Vários tipos de animais habitam esse ecossistema, como a arara Canga e o macaco cuxiú.

Caatinga: localiza-se na maior parte da região Nordeste. No longo período da seca, a vegetaçãoperde as folhas e fica esbranquiçada. Esse fato originou o nome caatinga que na língua tupi, significa “mata branca”. É dominada por tipos de vegetação com características xerofíticas (formações vegetais secas, que compõem uma paisagem cálida e espinhosa) com estratos compostos por gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo ou médio (3 a 7 metros de altura), caducifólias (folhas que caem), comgrande quantidade de plantas espinhosas, entremeadas de outras espécies como as cactáceas e as bromeliáceas. Os cactos, como o mandacaru, o xique-xique e outras plantas, são típicos da Caatinga. A fauna inclui as cobras cascavel e jiboia, o gambá, a gralha, o veado-catingueiro etc..

Cerrado: Está distribuída, principalmente, pelo Planalto Central Brasileiro, nos estados de Goiás, Tocantins, MatoGrosso, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, abrangendo 196.776.853 ha. Há outras áreas de Cerrado, chamadas periféricas ou ecótonos, que são transições com os biomas Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga. A vegetação é composta de arbustos retorcidos e de pequeno porte, sendo as principais espécies: o araçá, o murici, o buriti e o indaiá. É o habitat do lobo-guará, dotamanduá-bandeira, da onça-pintada etc.

Pantanal: Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, engloba parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Área que representa a terra úmida mais importante e conhecida do mundo (maior planície alagável do planeta), com espantosos índices de biodiversidade animal. Sofre a influência de diversos ecossistemas, como o Cerrado, a FlorestaAmazônica, a Mata Atlântica, assim como os ciclos de seca e cheia, e de temperaturas elevadas. São 140 mil quilômetros quadrados só no Brasil, equivalente a 5 Bélgicas ou ao território de Portugal. É onde vivem jacarés – cerca de 32 milhões, 365 espécies de aves, 240 de peixes, 80 de mamíferos e 50 de répteis. Mais de 600.000 capivaras habitam a região. O Pantanal é escolhido como pouso de milhões depássaros, entre eles os tuiuiús, a ave-símbolo da região. Os cervos-do-pantanal, bem mais raros, também fazem parte da fauna local.

Mata Atlântica: Esse ecossistema estende-se da região do Rio Grande do Norte até o sul do país. A sua área atual encontra-se altamente reduzida e fragmentada com seus remanescentes florestais localizados, principalmente, em áreas de difícil acesso. A preservação desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sustentabilidade trabalho
  • Trabalho de sustentabilidade
  • Trabalho sustentabilidade
  • trabalho sustentabilidade
  • TRABALHO SUSTENTABILIDADE
  • trabalho de sustentabilidade
  • Trabalho de sustentabilidade
  • Trabalho de sustentabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!