Sustentabilidade na Quimica

Páginas: 12 (2863 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO
Sustentabilidade é um termo atualmente utilizado para designar não apenas o bom uso dos recursos naturais do planeta, inclusive não os poluindo, e tem uma estreita relação com ecologia, que é o estudo do meio ambiente.
Falando-se em “química verde” em um lado empreendedor, não é possível deixar de mencionar uma das principais normas existentes: a normatização ISO 14001. A ISOdefine o básico de um escopo de uma política ambiental da seguinte forma:

a) seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços,
b) inclua um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição,
c) inclua um comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que serelacionem a seus aspectos ambientais,
d) forneça uma estrutura para o estabelecimento e análise dos objetivos e metas ambientais,
e) seja documentada, implementada e mantida,
f) seja comunicada a todos que trabalhem na organização ou que atuem em seu nome, e
g) esteja disponível para o público. (Associação Brasileira De Normas Técnicas, 2004)

Podemos perceber que a norma não deixa escaparaquilo que é de grande importância, que são os requisitos legais, ou seja, que tem relação com a legislação vigente. Outro ponto importante para qualquer empreendimento. Uma das principais funções da implantação de um sistema de gestão ambiental, é saber identificar exatamente no seu processo, quais os impactos ambientais de sua atividade, ou seja, quais são os aspectos ambientais. Entre algumpodemos citar: a forma e o uso das energias, quaisquer emissões atmosféricas, todos os resíduos e subprodutos, entre outros.
No entanto um sistema mais simples e sem custo pode ser aplicado não só nas indústrias, mas também em qualquer tipo de organização, residências inclusive é o sistema 3R’s. O sistema é baseado em Reciclar, o que for viável, Reduzir o que não for indispensável e Reutilizar opossível.

1.1. OBJETIVO
O Objetivo deste trabalho é o estudo da sustentabilidade em indústrias químicas. Devido à diversidade de empresas deste tipo, o trabalho foi limitado às áreas, de alimento, de cosméticos, e de saneamento básico.
.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Indústria Alimentícia
O setor industrial de alimentos tem se interessado pelas aplicações sustentáveis principalmente após aconferência Rio-92. As necessidades para tais investimentos passam pela maior demanda vinda do crescimento populacional e também pela tendência de estabelecimento de um padrão de consumo mais evidente nos últimos anos.
O setor busca: alimentos saudáveis, acessíveis, remuneração justa do trabalho empregado, maior aproveitamento ao mesmo tempo em que propicie reaproveitamento dos recursos e tudo isso nocumprimento às disposições legais. Sem dúvida, não é uma tarefa fácil, mas o que importa é uma busca por um equilíbrio maior entre esses fatores.
A utilização de recursos está associada à matriz energética. Quanto melhor forem utilizados, maior será a eficiência energética, diminuição de custos para o desenvolvimento das atividades e também um sinal de uma boa interação com o meio ambiente,fundamental para a exploração energética futura e maior número de reutilizações.
O setor de alimentos no Brasil, é bem eficiente quanto a utilização e matriz energética limpa. Aproximadamente 75% da energia é utilizada a partir do bagaço de cana-de-açúcar, 10% para lenha, 9% para eletricidade e 6% para outras fontes como o gás natural, óleo combustível e óleo diesel. Esta é uma grande vantagem do setor,a partir dos produtos típicos da atividade, é obtido subprodutos como o bagaço da cana que se reverte em energia. Bases agro florestais utilizam esses subprodutos para diversas finalidades e a instalação de indústrias de alimentos próximas a essas bases propicia formas alternativas de energia, com o uso de biomassas.
Quanto ao uso da água, é fundamental para indústria de alimentos e deve ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A quimica da sustentabilidade
  • sustentabilidade da engenharia quimica
  • sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • sustentabilidade
  • sustentabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!