Surrealismo

Páginas: 2 (366 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015
Surrealismo é um movimento literário e artístico, lançado em 1924 pelo escritor Francês André Breton, que se caracterizava pela expressão espontânea e automática do pensamento (ditada apenas peloinconsciente) e, deliberadamente incoerente, proclamava a prevalência absoluta do sonho, do inconsciente, do instinto e do desejo e pregava a renovação de todos os valores, inclusive os morais,políticos, científicos e filosóficos.
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, Catalunha, Espanha, 11 de maio de 1904 - Figueres, Catalunha, Espanha – 23 jan1989), vulgarmente conhecido como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista.
Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Joan Miró, transferiu-se para Paris eaderiu ao movimento surrealista.
André Breton foi um escritor francês de referência no surrealismo.
Oriundo de uma família da pequena burguesia católica da França, André Breton nasceu no dia 19 defevereiro de 1896 e era filho único, criado com rigidez disciplinar de sua mãe. Viveu sua infância no subúrbio de Paris, de maneira modesta.
 Nas suas duas últimas décadas de vida, Breton lideraria umsegundo grupo de surrealistas na França. Ele faleceu no dia 28 de setembro de 1966 e suas obras mais importantes foram: Manifesto do Surrealismo (1924) e Do Surrealismo em suas Obras Vivas (1953).
Oespanhol Pablo Picasso (1881 - 1973) é considerado um dos mais importantes artistas de todos os tempos, tendo sido a grande influência entre os movimentos e demais artistas da primeira metade doséculo XX, extremamente original e versátil.·.
Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por Ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola.Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • SURREALISMO
  • Surrealismo
  • Surrealismo
  • Surrealismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!