Surgimento da sociologia

Páginas: 21 (5160 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014



O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Francis Oliveira Bezerra

Como bem sabemos, o que caracteriza basicamente a presença do homem no mundo, na natureza, não é simplesmente sua permanência nele. Mas sim, sua capacidade de agir, transformar essa sua presença em alguma coisa nova. Enquanto um ser no mundo ele é um animal como outro qualquer. Agora, outraquestão que já amadurecemos é que esse transformar, esse agir, vem da capacidade do trabalho que o homem realiza sobre o seu meio. É o trabalho que organiza a vida material e a vida subjetiva dos homens. É o trabalho que também define a nossa cultura. Portanto, uma conclusão básica que poderíamos entender é que o trabalho ajuda a distinguir o homem (ser vivo, como qualquer outra espécie viva nanatureza) em duas categorias distintas:

HOMEM BIOLÓGICO
HOMEM CULTURAL


Dessa forma também ele cria duas formas de sobrevivências, uma no mundo da natureza, do homem que precisa lutar pela sua vida, pelo seu alimento, por proteção das ameaças naturais (chuva, seca, busca por satisfação de suas necessidades) e outra no mundo da cultura, onde ele dá sentido, ressignifica essas necessidades apartir dos valores que eles partilham em comum. Esses valores adquirem um status diferenciado no mundo da cultura enquanto ele convive em formas distintas de organização social, quais sejam:

SOCIEDADE – É uma grande união de grupos sociais marcada pelas relações de troca, porém de forma não-pessoal (leis, regras), racional e com contatos sociais secundários e impessoais.
COMUNIDADE - É a forma deviver junto, de modo íntimo, privado e exclusivo. É a forma de se estabelecer relações de troca, necessárias para o ser humano, de uma maneira mais íntima e marcada por contatos primários.
No entanto, vale a pena também fazer outras menções sobre nossa presença no mundo. Invariavelmente quando somos perguntados sobre o que nos diferencia dos outros seres vivos, instantaneamente respondemos que éporque somos animais racionais. A resposta está correta, porém sabemos realmente o que o conceito de racionalidade remete? Uma delas é que o sujeito racional é aquele que valoriza a razão, e até hoje no mundo do conhecimento científico, a única espécie que consegue se valer dessa premissa, comprovadamente, é a espécie humana. Não querendo desmerecer outros tipos de lógicas, comunicações baseadasna sensibilidade e na proximidade entre os sujeitos (até porque, basicamente, as outras espécies animais fazem isso). Mas o conceito de racionalidade, para nós que estamos adentrando no campo das ciências sociais, é a capacidade de dar SENTIDO às nossas próprias ações.
Vejam, por exemplo, um homem e um tigre precisam se alimentar, certo? Porém, a maneira de satisfazer suas necessidades são bemparticulares. O animal leva sua ação de modo mais instintivo, ele está com fome sai para caçar, consegue sua presa e pronto. Realiza sua ação e tudo está como antes. O homem porém, dado a sua capacidade de refletir sobre seu próprio ato, realiza operações de maneira que facilite suas empreitadas. Para não depender necessariamente do seu instinto, ele cria artefatos, utensílios, que possam facilitarsua caçada. Ao comer, ele poderia simplesmente se sentir satisfeito e desprezar os restos. Porém, ele decide guardar o excedente para se alimentar depois. De certa maneira, ele ra-ci-o-na-li-zou sua ação e deu sentido novo ao seu comportamento instintivo.
“Certo, professor! Eu consegui entender até aqui, mas o que isso tem a ver com nossa vida hoje em dia?” – essa talvez seja uma das perguntas quese passam pela sua cabeça agora. Essa questão serve para aprender duas coisas: 1) A primeira delas é uma qualidade quase inerente ao homem, nossa necessidade de descobrir as coisas. Além de estarmos presentes no mundo, nós precisamos sistematizar explicações que revelem como as coisas funcionam. O homem é um sujeito curioso. 2) A racionalização, o sentido que damos as nossas ações (e aqui vamos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia o surgimento
  • O surgimento da sociologia
  • Surgimento da sociologia
  • Surgimento a sociologia
  • O surgimento da sociologia
  • Surgimento da Sociologia
  • Surgimento da sociologia
  • surgimento da sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!