trabalho de psicologia social

Páginas: 9 (2239 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
 Trabalho de psicologia social


ATIVIDADE 1


1-O que faz o psicólogo social?

Abordam as relações entre membros de um grupo social, ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sócias. O que a psicologia social faz é revelar os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade a qual ele pertence, desconstruído a imagem de umindividuo oposto ao grupo social.
Atua junto a organizações comunitárias, instituições de saúde, instituições jurídicas de direitos humanos e sindicatos. Suas ações envolvem: planejamento, avaliação, diagnostico, pesquisa no âmbito social e comunitário , consultorias ,assessorias , supressão.

2- De acordo com o texto “A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e PerspectivasNacionais e Internacionais.” O que caracteriza a historia da psicologia social e qual o seu objeto de estudo.

A psicologia social tem se caracterizado pela pluralidade e multiplicidade de abordagens teóricas adotadas como referencias legitimas a produção de conhecimentos sóciopsicológicos. O binômio individuo - sociedade ,isto é ,o estudo das relações que os indivíduos mantem entre si e com a suasociedade ou cultura.
Assim a Psicologia Social adotou uma abordagem eminentemente molar dedicando-se prioritariamente aos estudos dos processos socioculturais e concebendo o individuo como integrante desse sistema.
Com o passar do tempo ela foi adotando níveis moleculares de analise e se tornando mais individualista, ao se focalizar cada vez mais na investigação de processosinterindividuais, com isto irá ter outras mudanças de rumo ,responsáveis pelo desenvolvimento de abordagens que voltam para a analise de eventos e processos históricos e culturalmente situados e dinâmicos.

3-Em quais vertentes a psicologia social tende a ser dividida.

Em Psicologia Social Psicológica= procura explicar os sentidos, pensamentos e comportamentos do individuo na presença real ou imaginariade outras pessoas.
E em Psicologia Social Sociológica = o foco é no estudo da experiência social que o individuo adquire a partir se sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais vivem.
Na 1vertente enfatiza os processos, interindividuais no qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais e no outro tendem a privilegiar os fenômenos dos diferentes grupos e sociedades.
Emais recentemente a Psicologia Social Critica, adota uma postura critica em relação às instituições, organizações e praticas da sociedade atual.
4-Descreva de forma sucinta os seguintes temas em Psicologia Social:
Cognição Social= Responsável por intrigar uma serie de microteorias, para explicar os modos pelos quais as pessoas pesam sobre si mesmas e sobre as coisas, formam impressões acerca deoutras pessoas ou grupos sociais e explicam comportamentos e eventos.
A cognição social dedica-se, a estudar o conteúdo das representações, mentais e os mecanismos que se encontram subjacentes ao processamento da informação social. Focalizam, nas impressões, crenças e cognição sobre os estímulos sociais no comportamento.
Atitudes= Podem ser conceituadas como avaliações gerais e duradouras, quevariam de um extremo positivo a um extremo negativo, dos objetos presentes no mundo social, o que abrange pessoas, grupos, comportamentos etc. Neste sentido, elas interagem as cognições e afetos sobre tais objetos.
Processos grupais= Se focalizam nas qualidades, características e ações dos membros individuais, quando na presença de um grupo.
Identidade Social= Procura enfatizar a dimensãosocial do comportamento individual e grupal, ao postularem que o individuo é moldado pela sociedade e pela cultura. Nesse sentido, defendem que as relações intergrupais estão intimamente relacionadas a processos de identificação grupal e de comparação social. Apoia-se em 3 postulados: (1) autoconceito é derivado da identificação e presença grupal, (2) as pessoas são motivadas a manter uma autoestima...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE PSICOLOGIA SOCIAL
  • Trabalho de Psicologia Social
  • Trabalho De Psicologia Social
  • TRABALHO DE PSICOLOGIA SOCIAL
  • trabalho de psicologia social
  • Psicologia social do trabalho
  • TRABALHO PSICOLOGIA GRUPOS SOCIAIS
  • trabalho de psicologia social.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!