Supersivor

331 palavras 2 páginas
PROJETO LINUX NAS LOJAS

1. Justificativa
1.1 – O que é GNU/Linux?

Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.

Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM.

1.2 Custo e legalidade

Linux é um SO livre e opensource. Não tem custo com aquisição de licenças. Por isso, seu uso não violará nenhuma lei de patentes ou pirataria de software.

1.3 Estabilidade e performance
O SO Linux é reconhecidamente estável em sua operação, sendo inclusive usado para instalação em servidores de serviços críticos, além disso, sus execução é mais leve, tornando-o ótima opção para hardwares menos potentes, gerando diminuição de custo com upgrades.
1.4 Segurança
Não existe qualquer outro sistema com o nível de segurança do Linux. As poucas vulnerabilidades não afetam o sistema da mesma forma que afetam o Windows, justamente porque a arquitetura dos sistemas e a concepção é totalmente diferente e quaisquer problemas são resolvidos muito rapidamente. SO altamente usado em firewalls de rede exatamente por essa característica.
1.5 Atualizações gratuitas

Trabalha com repositórios de softwares. Não somente as atualizações do SO são disponibilizadas, mas qualquer pacote de atualização dos softwares instalados, desde que sejam também opensource.

2 . Prós e contras

2.1 – Prós-
2.1.1 – Licença Opensource
2.1.2 – Segurança
2.1.3 – Estabilidade
2.1.4 – Atualizações constantes
2.1.5 – Grande

Relacionados

  • Planejamento estrategico
    4747 palavras | 19 páginas