suinos

Páginas: 9 (2110 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA




CAMYLA MENDES DE OLIVEIRA






MANEJOS APLICADOS A MATERNIDADE DE SUÍNOS















FLORIANÓPOLIS – SC
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA



CAMYLA MENDES DE OLIVEIRA





MANEJOS APLICADOS A MATERNIDADEDE SUÍNOS






Trabalho referente a disciplina de Introdução a metodologia científica, primeira fase do curso de zootecnia da UFSC. Orientada pelo professor Renê Birochi, realizado pela aluna Camyla Mendes de Oliveira.













FLORIANÓPOLIS – SC
2013
RESUMO


A maternidade pode ser considerada o centro
























SUMÁRIOINTRODUÇÃO 6
1 MATERNIDADE 7
2 PARTO 8
2.1 PARTOS COMPLICADOS 8
3 MANEJO DE RECÉM-NASCIDOS 9













INTRODUÇÃO
As atividades relacionadas à suinocultura ocupam lugar de destaque na matriz produtiva do agronegócio brasileiro, destacando como uma atividade de importância econômica e social para o país. Na economia, a suinocultura contribui por meio de sua dinâmicaeconômica interna e por meio da geração de divisas via mercado externo.
Atualmente, o Brasil possui o terceiro maior rebanho mundial de suínos com mais de 32 milhões de cabeças. Em primeiro lugar está a China, que possui o maior rebanho de suínos, com mais de 460 milhões de animais. Logo atrás está os Estados Unidos, com um rebanho superior a 60 milhões de animais. O crescimento do rebanho de suínosno Brasil se mantém constante, enquanto, o número de matrizes suínas decresceu nos últimos dez anos. Por outro lado, a produção de leitões cresceu significativamente, passando de 22,4 milhões em 1993 para quase 30 milhões em 2002. Isso reflete os avanços em tecnologias de produção implantados nesse período, o que permitiu amentar significativamente a produtividade do plantel de matrizes.
Amaternidade pode ser considerada o centro da produção de suínos, já que fornece os leitões para fases de crescimento e devolve as matrizes para o setor de reprodução (gestação). O manejo de maternidades intervém diretamente na produção tanto de matrizes quanto de leitões pós-desmame, onde se exige uma mão-de-obra qualificada para cumprir rotinas relacionadas aos cuidados sanitários, de alimentação e deambiente.









1 MATERNIDADE
O local onde os animais serão alojados tem uma preparação referente ao parto que inclui cuidados com o ambiente onde ficarão com a transferência e adaptação das fêmeas. Para reduzir a presença de infecções, a maternidade deve ser trabalhada com o sistema “todos dentro – todos fora”, antes da entrada de qualquer animal do lote subsequente as instalaçõesdevem estar completamente vazias, lavadas e desinfetadas. Antes do alojamento das matrizes, os equipamentos de climatização e alimentação devem ser testados, para que se houver alguma imperfeição seja corrigida em tempo ágil e não atrase o procedimento e nem prejudique os animais. É recomendado levar as matrizes para a maternidade uma semana antes da data prevista para o parto, pois comtransferências muito próximas as parições não permitem uma boa adaptação da matriz ao ambiente de maternidade, gerando um maior estresse durante o parto, sem do que algumas matrizes correm o risco de entrarem em trabalho de parto antes da data prevista.
As fêmeas que serão transferidas devem ser lavadas (na região mamária e locomotora), após o banho as matrizes devem ser transferidas com calma. Falhas natransferência podem gerar problemas no parto como o aborto, parto prematuro mortalidade de fêmeas e nascimento de leitões natimortos pré-parto. Ainda antes do parto é feita a contagem das tetas funcionais das matrizes que devem ser registradas nas fichas ou no próprio animal para que facilite a uniformização das leitegadas. A alimentação dentro da maternidade é baseada em ração tipo lactação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Suínos
  • Suinos
  • Suinos
  • Suinos
  • suinos
  • Suinos
  • Suinos
  • Suinos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!