Substitui o nucleof lica

883 palavras 4 páginas
Introdução
Neste presente trabalho de química nos temos como objectivo falar sobre radicais nucleofilicos deste modo dentro deste tema vamos desenvolver os seguintes aspectos: as adições nucleofilicas, Reacções de substituições nucleófilos, As adições nucleofilicas á dupla ligação carbono-Oxigénio, A responsabilidade das adições nucleofilicas á dupla ligação Carbono – oxigénio, mecanismo geral que opera em condições nucleoficas, e outros que dentro do mesmo trabalho desenvolveremos e para finalizar teremos a conclusão que dentro dela debruçaremos detalhadamente acerca do nosso ponto de vista em relação a este tema.

Substituição nucleofílica
Em química, uma sustituição nucleofílica ou nucleófila é um tipo de reação de substituição na que um nucleófilo, "rico em elétrons", substitui em uma posição eletrófila, "pobre em elétrons", de uma molécula a um átomo ou grupo, denominados grupo lábil.
É um tipo de reação fundamental em química orgânica, onde a reação se produz sobre um carbono eletrófilo. Ainda que reações de substituição nucleofílica também podem ter lugar sobre compostos inorgânicos covalentes.
Se ignoramos as cargas formais, em química orgânica a reação geral de substituição nucleofílica consiste em:
Nu: + R-L → R-Nu + L:
O nucléofilo Nu, mediante seu par de elétrons (:), substitui no substrato R-L, onde R é o eletrófilo, ao grupo saliente L, o qual leva consigo um par de elétrons. O nucléofilo pode ser uma espécie neutra ou um ânion, ainda que o substrato pode ser neutro ou têm carga positiva.
Um exemplo de substituição nucleófila é a hidrólise de um brometo de alquilo, R-Br, sob condições alcalinas, onde o nucleófilo é o OH− e o grupo saliente é o Br−.
R-Br + OH− → R-OH + Br−
As reações de substituição nucleofílica são frequentes em química orgânica, e podem ser categorizadas de forma geral segundo tenham lugar sobre um carbono saturado ou sobre um carbono aromático ou insaturado.

Reacções de substituições nucleófilos
Existem muitas

Relacionados

  • Qu Mica Org Nica II Substitui O Nucleof Lica Alif Tica
    379 palavras | 2 páginas
  • arquivo
    3908 palavras | 16 páginas
  • TCC final
    13354 palavras | 54 páginas