Substancias orgânicas e inorgânicas das células

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Desnutrição
A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada. Segundo Médicos Sem Fronteiras, a cada ano entre 3,5 a 5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de desnutrição nos países subdesenvolvidos.
A causa mais frequente da desnutrição é uma má alimentação. Ainda, outras patologias podem desencadear má absorção ou dificuldade de alimentação e causar a desnutrição efalta de alimento.
Há estudos recentes que indicam a existência de vínculos entre desnutrição infantil e o surgimento de doenças como hipertensão, diabete e doenças coronárias.
Quais são os sinais e sintomas da desnutrição?
Os sintomas da desnutrição dependem da sua gravidade e duração, mas podem compreender desmaios, ausência de menstruação, atraso do crescimento nas crianças, perda de cabelo.A depleção do glicogênio causada por ela leva à apatia e prostração. Por sua vez, quando há hipoglicemia, as funções do cérebro sofrem muito. Sem o tecido adiposo subcutâneo a pele torna-se mais grossa, há grande perda de massa muscular e as feições do indivíduo ficam mais esqueléticas. A força muscular diminui muito e pode sobrevir o óbito. Um estado crônico de desnutrição leva a alteraçõesnotáveis e irreversíveis do desenvolvimento físico e mental. Pessoas desnutridas estão mais sujeitas às doenças, devido a uma debilitação do sistema imunológico.
Como tratar a desnutrição?
A solução da desnutrição muitas vezes demanda mudanças no quadro social e passa pela reeducação alimentar da criança e da família. Em muitos casos é necessário tratar as condições clínicas que estejam levandoà desnutrição. A restituição de uma alimentação adequada é essencial.
Como prevenir a desnutrição?
O melhor meio de prevenir a desnutrição é uma alimentação bem balanceada ou a eliminação dos fatores que estejam prejudicando a ingesta ou absorção de alimentos. Nos casos de insuficiência de alimentos é preciso garantir um aporte adequado.
Como evolui a desnutrição?
Quando a ingestão de nutrientes éinsuficiente, o organismo passa a utilizar as próprias fontes de energia, uma de cada vez, até que ela se esgote: primeiro ele usa as ATPs (adenosina tri fosfóricas), depois a glicose dos tecidos e do sangue, posteriormente o glicogênio do fígado e músculos e por último as proteínas contidas nesses mesmos órgãos. Com o andamento do quadro, a desnutrição afeta quase todos os órgãos do corpo.O coração perde massa muscular e fica enfraquecido e num estágio avançado entra em insuficiência e posteriormente leva à morte. As infecções tornam-se comuns porque o sistema imune se desativa e o corpo passa a não produzir mais as células de defesa; ocorre um quadro de anemia perniciosa, menor secreção de ácido clorídrico pelo estômago e diminuição da peristalse e da absorção intestinais.


Obesidade MórbidaO que é Obesidade?
A Obesidade mórbida ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal - (IMC). De acordo com o "National Institutes of Health(NIH)" - Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco para a saúde.

Tratamento de Obesidade
Como aobesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.

Tabela de pesos ideais para homens e mulheresObesidade Moderada
É uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Como se trata?

O tratamento da obesidade envolve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • substancias organicas e inorganicas
  • Substâncias orgânicas e inorgânicas
  • Substâncias orgânicas e inorgânicas
  • substancias organicas, inorganicas e vitaminas
  • Substancias Orgânicas e Inorgânicas
  • Substâncias orgânicas e inorgânicas
  • Substâncias Naturais Orgânicas e Inorgânicas
  • Estrutura das principais substâncias orgânicas e inorgânicas que compõem as células vivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!