Subjetivismo Ético - Uma visão opinada

671 palavras 3 páginas
SUBJETIVISMO ÉTICO
O subjetivismo ético é uma doutrina ético filosófica que afirma que a moralidade é pessoal. Essa teoria assegura que nossos julgamentos perante o que é certo e errado são baseados em nossas convicções e opiniões pessoais. O subjetivismo permite questionar, rejeitar ou aceitar valores aprendidos e tolera as diferenças, valorizando a liberdade moral.
Diferentemente do relativismo, o subjetivismo não diz que o certo/errado dependem da sociedade em questão, mas do que o indivíduo que mantém a opinião acha.

“De acordo com essa perspectiva, não existe o que chamamos de objetivos certo ou errado. (...) quando alguém diz que algo é certo ou errado, está meramente dizendo algo sobre seus sentimentos em relação a isso". (RACHELS, 2006, p. 34)
“Quando uma pessoa diz que algo é moralmente bom ou ruim, significa que o aprova ou desaprova e nada mais.” (RACHELS, 2006, p. 36)

Apesar de acreditar que seja uma teoria com falhas, dentre as apresentadas, o subjetivismo foi a que mais aproximou-se do que considero correto. Creio que uma sociedade não se sustentaria com essa ideologia pois ela é extremamente individualista, mas concordo com algumas de suas premissas e em comparação com as outras doutrinas essa foi a melhor em minha opinião.
Penso que tudo o que vivemos e presenciamos torna-se uma bagagem de opiniões e ideologias. Julgamentos são pessoais, o que me leva a crer que o subjetivismo apresenta uma teoria coerente: o que é certo e errado é baseado no que achamos de acordo com nossas avaliações.
Duas pessoas podem estar corretas ainda que suas opiniões sejam divergentes:
O time de futebol G é o melhor X o time de futebol I é o melhor.
Os dois estão corretos de acordo com suas convicções.
A pessoa 1 prefere o time G X A pessoa 2 prefere o time I.
Entretanto, discordo com algumas afirmações feitas por estudiosos da teoria ética subjetiva. Eles afirmam que nessa teoria ética não existem divergências. Por exemplo, se toda vez que eu

Relacionados

  • Codigo De Processo Penal Comentado Guilherme De Souza Nucci 2014
    681566 palavras | 2727 páginas