Subcultura

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
A SUBCULTURA TUNING:


A IDENTIDADE ESTENDIDA NA PERSONALIZAÇÃO DE AUTOMÓVEIS





Uma subcultura define-se por ser, um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos e credos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte. É de conhecimento geral, diversos grupos com suas particularidades que formam uma subcultura, pode-se citar comoexemplo a subcultura gótica, rastafari, hippies, rapper, punk, emos entre outros. Atualmente, observa-se um crescente aumento no que se refere aos adeptos a personalização de automóveis, esta prática podendo ser considerada com uma nova forma de subcultura. Para muitos essa prática promove sentimentos como identificação, diferenciação, expressão e projeção de identidade. Entretanto observa-se que essefanatismo muitas vezes excede os limites. Como podemos ver na reportagem a seguir de Luiz C. (http://www.tudolink.com/competicao-e-campeonato-de-som-automotivo/).
O Barulho Do Som Automotivo
Até onde vão nossos direitos? O saber popular diz que eles vão até onde começa o do outro. Um problema comum que muita gente enfrenta é o barulho feito por carros de som, festas, que incomodam atéo mais paciente morador de uma cidade. Em áreas residenciais, a altura máxima permitida para o som é de 80 decibéis até às 22 horas. Passado esse horário, não existe tolerância, a partir do momento em que perturbar o barulho deve ser cessado, salvo os casos autorizados em que o limite é de 45 decibéis, valor que será medido através de um decibelímetro, de acordo com as normas previstas em lei.“Uma simples conversa como essa, ultrapassa esse valor”, e diz que este valor é alcançado quando a medição é feita rente à fonte poluidora, porém existe um parâmetro correto a ser seguido. “É preciso ter cuidado, o sujeito precisa saber operar bem um aparelho desses, pois as punições são severas.
Punições - Após detectadas as infrações a Policia Militar procura fazer umtrabalho de orientação e deixa uma advertência ao infrator. Em caso de reincidência é aplicada a multa. “Acontece, às vezes, da gente ir falar com o cidadão, e ele dizer que não vai abaixar o volume do som, ser ignorante, nesses casos, a multa é aplicada de imediato, sem advertência”:“Suponhamos que seu vizinho tenha um som, e ele a usado nas horas em que estão bebendo tarde da noite.
Nesse casoo lesado solicita a Policia Militar e os mesmos vão realizar a medição em flagrante, depois a gente bate na porta do cidadão e explica tudo que está acontecendo, expondo alternativas para a questão” .


1. ATUAÇÃO DO DIRETO


Existem diversas leis federais que permitiriam acabar com o abuso sonoro, mas infelizmente falta perceber um interessereal das autoridades competentes em aplicá-las. Na verdade, as leis municipais não são necessárias, pois a legislação federal é clara e suficiente:
Decreto-Lei 3688/41, Lei das Contravenções Penais — LCP:
Perturbação do trabalho ou do sossego alheios
Art. 42 – Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômodaou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.
Ou seja, um decreto-lei de 1941 proíbe claramente o uso abusivo de som, prevendo como pena a prisão simples dequinze dias a três meses ou multa. Portanto, é incompreensível que o cidadão não seja amparado pela polícia quando é incomodado por algum vizinho. Diante disso, seria obrigação de todas as delegacias de polícia receber queixas e punir devidamente os infratores, mas raramente isso acontece, seja por desinformação ou descaso dos policiais responsáveis. Se existe uma lei federal, não há motivo para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Subcultura homossexual
  • Cultura e Subculturas
  • A Subcultura Gótica
  • subcultura da violencia
  • Subcultura gótica
  • Subculturas de uma Organização
  • Cultura e Subcultura
  • Teoria da Subcultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!