subcultura da violencia

Páginas: 6 (1297 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
RAFAEL
A teoria da subcultura proveio, principalmente, das influências trazidas pela Escola de Chicago, sendo entendida por muitos como comportamentos derivados de determinados grupos que atuam constantemente contra a lei, a normativa ética e jurídica, e outras premissas preconizadas que visam defender a maioria.
As teorias subculturais são classificadas, dentro da composição da sociedade,segundo os sociólogos, como uma teoria macrossociológica de consenso. Inicialmente, Faz-se necessário entender o que é cultura, logo após o que é uma subcultura, para que se chegue, finalmente, a teoria da subcultura delinquente.
Cultura é o modelos coletivos de ações, identificados nos modos de pensar, sentir e de comporta-se de uma comunidade, dinamicamente transmitidos de geração para geração edotados de certa durabilidade. São os conhecimentos, crenças, artes, direito, costumes etc. Já a subcultura é a divisão dentro da cultura dominante, que tem as próprias normas e valores, ou seja, é uma cultura dentro da cultura. Compartilham linguagens, ideias e práticas culturais que diferem das seguidas pela comunidade geral.

MARCELO
Assim, a subcultura existe dentro de uma sociedade maior,não à parte dela. A ideia de subcultura implica a existência de padrões normativos opostos ou, pelo menos, divergentes dos estabelecidos na cultura dominante. Nesses termos, poderá falar-se de uma comunidade de imigrantes, de um grupo etário, ético etc.
A conduta delitiva para as teorias subculturais emerge quando os indivíduos, em circunstâncias semelhantes, se encontram praticamente isoladosou negligenciados pela elite social. Desse modo, agrupam-se, para se apoiarem mutuamente.
Em criminologia, as situações subculturais delinquentes emergem como meio para explicar a delinquência e avaliar o comportamento da classe mais baixa, particularmente na manifestação da delinquência juvenil.
A subcultura pressupõe a existência de uma sociedade pluralista, constituída de valores diversos queservem de fundamento para os grupos de delinquentes, que os utilizam como regra de conduta. Essa visão de subcultura, considerada intrinsecamente, permite compreender o delito como uma opção do grupo ou da coletividade.
Para o grupo, não interessa sua própria organização como bando ou gangue nem tampouco, sobre áreas degradadas ou deterioradas, que representam a desorganização social, massobretudo com sua origem, que está intimamente ligada a estratificação social e que representa a proibição de acesso, das classes sociais oprimidas, aos objetivos e metas culturais das classes sociais mais elevadas.
Assim, o delito não é consequência da desorganização social ou da carência ou vazio normativo, senão de uma organização social distinta, de códigos e valores próprios ou ambivalentes emrelação aos da cultura dominante.

WELLINGTON
Teoria da Subcultura Delinquente de Albert Cohen
Desenvolvida em 1955, com a publicação do livro “Delinquent Boys”, Cohen diz que a delinquência não é uma expressão ou um a invenção de uma forma particular de personalidade, ou seja, poderá existir em qualquer tipo de personalidade, se as circunstâncias favorecerem a associação com modelos delinquentes.O processo de se chegar a ser um delinquente é o mesmo o de se chegar a ser um escoteiro. A única diferença é o modelo cultural com o qual o jovem se associa.
Jovens de classe baixa, devido às condições sociais, encontravam geralmente muitos obstáculos e dificuldades para seguir por meios legítimos o caminho de alcance ao sucesso traçado pela classe média segundo os moldes desta, que produznesses jovens o que Cohen chamou de Estado de Frustração (Status Frustracion).
Esse estado de frustração provoca, segundo Cohen:
“ (...) fortes sentimentos de humilhação, angustia e culpa, devido a interiorização da ética e do sucesso, que tem, como componente decisiva, a tendência para confundir o sucesso com a própria virtude.”
Em contrapartida, aponta uma solução:
“Uma saída possível, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Subcultura da violência grupos radicais
  • subculturas
  • Subcultura
  • Subcultura homossexual
  • Cultura e Subculturas
  • A Subcultura Gótica
  • Subcultura gótica
  • Subculturas de uma Organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!