SUAS

378 palavras 2 páginas
Para atender as demandas, é criado uma equipe de referência, que são os profissionais, de nível médio e superior (EFETIVOS), que irão executar o SUAS no município. Cada unidade organiza equipes com características e objetivos adequados aos serviços que realizam, de acordo com a realidade do território em que atuam e dos recursos que dispõem. Contam com profissionais para atender as especificidades dos serviços e compor a gestão do SUAS: Assistente Sociais, Psicólogos, Agentes Sociais, Economistas, Advogados, Administradores, Contadores, dentre outros, de acordo com a territoriedade e disponibilizações do Estado.

Esses profissionais têm por obrigação, identificar demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, utilizando de recursos técnicos e científicos, para com isto poder formular respostas ao Estado.

As equipes de referencia para o CRAS devem contar sempre com um coordenador, cujo perfil é técnico de nível superior, concursado, com experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos, serviços e benefícios socio-assistenciais.

O coordenador do CRAS, deve assegurar também agenda para cumprimento de tarefas relacionadas a gestão da proteção básica territorial, de forma a dar consistência ao vínculo “SUAS” e a rede socio-assistencial local, referênciada ao CRAS.

A orientação da NOB-RH\SUS, quanto a composição da equipe de referência do CRAS, é que seja composta por servidores públicos efetivos, para que com isso tenha uma baixa rotatividade, eficácia na efetividade dos programas, serviços e projetos ofertados pelo mesmo. A garantia desses direitos refere-se a realização de concursos públicos dos direitos trabalhistas desses profissionais, fazendo com que com isso seja constituído prioridade dos órgãos gestores da assistência social nas três esferas (Municipal, Estadual e Federal).

A função dos profissionais do CRAS que formam a equipe técnica é:

* Recepção e

Relacionados