stjhsjsj

323 palavras 2 páginas
Capitulo 26
1- Explique o que é senso moral. Dê alguns exemplos.
R: É a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo ideias como as de justiça e injustiça. Exemplos:Sentimentos de remorso, culpa e vergonha são os que exprimem nosso senso moral.

2- Explique o que é consciência moral. Dê alguns exemplos.
R: É a exigência que, sem sermos obrigados por outros,decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas, Não se limita aos nossos sentimentos morais, mas serefere também a avaliação de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos.

3- A que se referem o senso moral e a consciência moral?
R: Senso moral e consciência moral se referem a valores(justiça, honradez, espírito de sacrifício, integridade, generosidade), a sentimentos provocados pelos valores (admiração, vergonha, culpa, remorso, contentamento, cólera, amor, dúvida, medo) e asdecisões que conduzem a ações com consequências para nós e para os outros.

4- Qual o principal pressuposto do senso moral e da consciência moral? Por quê?
R: É a ideia de liberdade do agente, porque osenso moral e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal, ao desejo de felicidade e ao exército da liberdade.

5- O que é umjuízo de fato? Dê exemplos.
R: São aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são. Em nossa vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.Exemplo: “Está chovendo”.

6- O que é um juízo de valore? Dê exemplos.
R: São aqueles que avaliam as coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções edecisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis. Não se contentam em dizer como algo é, mas se referem a que algo deve ser. Exemplo: ”A chuva é bela”.

Relacionados