Lei geral dos Gases

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
O que é?
Gás perfeito é um modelo idealizado para o comportamento dos gases.
Um gás perfeito se encontra em recipiente fechado, suas moléculas se agitam, essa ação é conhecida como Energiacinética (Ecin) das moléculas. Se aumentarmos a temperatura dentro do recipiente teremos um aumento da Ecin. Um gás perfeito é aquele que tem sua temperatura e Ecin aumentando proporcionalmente, ou seja, deforma equilibrada.

As Variáveis:

O volume

O volume é a medida do espaço ocupado pelo sistema. No caso dos gases, estes devem estar contidos num recipiente fechado. O espaço tridimensionalexistente no recipiente corresponde ao volume. O volume pode obter-se usando uma régua e efetuado os cálculos necessários. Em unidades do Sistema Internacional é expresso em metros cúbicos, m3.

Atemperatura

A Temperatura é a medida da agitação das partículas.
Nos estudos dos gases utiliza-se a escala Kelvin (K), cuja fórmula de conversão em relação à temperatura em graus Celsius (C) é: K =C+273. Os instrumentos que quantificam a temperatura sem subjetividade são os termômetros, que foram primordialmente introduzidos por Galileu Galilei (1564-1642). O funcionamento do termômetrobaseia-se na Lei Zero da Termodinâmica. Esta Lei afirma que:
“Dois sistemas A e B, postos em contacto, acabam por alcançar um estado de equilíbrio térmico. Se A e B estiverem, separadamente, em equilíbriotérmico com um terceiro sistema C, estarão também em equilíbrio térmico um com o outro (Guémez e Fiolhais, 1998).”

A Pressão

A Pressão é a força por unidade de área. No caso dos gases a pressão éresultante do movimento das partículas em choque com as paredes do recipiente que contém o gás. As unidades de medida para a pressão atmosférica medida ao nível do mar são:
Lei Geral dos Gases
Épossível reunir as leis de Gay-Lussac (transformação isobárica), de Charles (transformação isovolumétrica) e de Boyle-Mariotte (transformação isotérmica), em uma só, que pode ser aplicada a qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei dos Gases
  • Lei dos Gases
  • lei dos gases
  • Lei dos gases
  • Lei dos gases
  • lei de gases
  • Lei dos gases
  • Lei dos gases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!