Stephen Gray

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Stephen Gray descobre a condução da electricidade à distância. As suas experiências neste campo começaram por uma observação fortuita. Tendo friccionado um grande tubo de vidro fechadopor duas rolhas de cortiça verificou que tanto o tubo como a própria rolha atraíam pequenas penas, isto é, que a electricidade estática era transmitida pelo tubo à rolha. Adapta depois àrolha outros materiais: um pequeno tronco de madeira com uma bola de marfim na ponta, filamentos de metal ou cordéis, e todos eles atraiam os pequenos corpos leves que eram colocados nasua proximidade.

Em 1729 tenta uma experiência de maior envergadura: A transmissão de electricidade horizontalmente ao longo das paredes do seu laboratório. Para estas experiênciaspediu a colaboração do seu amigo Wheler. Dispuseram canas ao longo das paredes do laboratório suspensas por fitas de seda, conseguindo assim transmitir electricidade a uma distância decerca de 90 m.

Tentando prolongar a experiência utilizaram como suspensão fios de latão e verificaram que a electricidade não era transmitida. Foi o emprego deste fio de latão queconduziu à importante descoberta da distinção dos corpos em condutores e não condutores de electricidade. Gray não demorou a convencer-se que era a natureza da seda e não outra circunstância,que impedia a perda da electricidade. Um fio metálico, qualquer que fosse a sua grossura, deixava sempre escapar a electricidade, enquanto que o cordão de seda a retinha sempre.

Umaoutra descoberta importante de Gray foi a das cargas induzidas ou da electricidade por influência: O facto de a electricidade poder ser transportada sem contacto directo do tubo com alinha de comunicação. No fim da sua vida avançou com a hipótese, mais tarde verificada por Benjamin Franklin, de que a faísca eléctrica parecia ser da mesma natureza que o raio atmosférico.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Stephen Gray e a descoberta dos condutores e isolantes
  • Stephen
  • Gray
  • Stephen Hawking
  • Stephen King
  • Stephen Hawking
  • Stephen hawking
  • Stephen Hawking

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!