St52616 APS 01 Nutri o 2015 Quimica

729 palavras 3 páginas
UNIVALE - Nutrição – 1o período
Química Geral e Química Orgânica – 2015/1
APS 01 – Seminário + Atividade complementar
Assunto – Termoquímica (Alimentos e combustíveis)

A maior parte da energia de que nosso corpo necessita vem de carboidratos e gorduras. As formas de carboidratos conhecidas como amido são decompostas no intestino em glicose, C6H12O6. Ela é transportada pelo sangue para as células, onde reage com o O2 em uma série de etapas, produzindo CO2(g), H2O (l) e energia:
C6H12O6(s) + 6O2(g)  6CO2(g) + 6 H2O (l) ∆Ho = - 2803 kJ A decomposição dos carboidratos é rápida, portanto sua energia é fornecida rapidamente ao corpo. No entanto, o corpo armazena apenas uma quantidade muito pequena de carboidratos. O calor específico de combustão dos carboidratos é 17 kJ/g (4 kcal/g). Como os carboidratos, as gorduras produzem CO2 e H2O quando metabolizadas e ao serem submetidas a combustão em uma bomba calorimétrica. O corpo utiliza a energia química dos alimentos para manter a temperatura corporal, para contrair os músculos e para construir e reparar tecidos. Qualquer excesso de energia é armazenado na forma de gorduras. O calor específico de combustão médio das gorduras é de 38 kJ/g (9 kcal/g). A quantidade de energia de que o corpo necessita varia consideravelmente dependendo de fatores como peso, idade e atividade muscular. Cerca de 100 kJ por quilograma de peso corporal por dia são necessários para manter o corpo funcionando em nível mínimo. Uma pessoa de porte médio de 70 kg gasta cerca de 800 kJ/h ao executar trabalhos leves, como caminhar lentamente ou realizar tarefas simples de jardinagem. Quando o conteúdo de energia da alimentação excede a energia que gastamos, o corpo armazena o excedente na forma de gordura.

Considerando a importância desse assunto, para um futuro profissional da Nutrição, e que o tema faz parte da ementa da disciplina de Química Geral e Química Orgânica é que se propõe a

Relacionados