sssdda

3283 palavras 14 páginas
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Disciplina de Processos Industriais I – Galvanoplastia
Alunos: Camila Schneider, Dener Sperafico, Leonardo Siminski e Matheus Simonaggio
Grupo: 8 Turma 1423

ANÁLISES DE COMPOSIÇÃO DE BANHOS
Banhos ácidos
Objetivos
Determinar e avaliar a composição de dois banhos ácidos. No banho de níquel brilhante, o objetivo era determinar os teores de níquel metálico, cloretos e ácido bórico. No banho de cobre ácido, o objetivo era determinar os teores de cobre metálico e ácido sulfúrico.

Fundamentação teórica
Banho de níquel (amostra F1)
1. Teor de níquel metálico A análise de níquel metálico tem a função de determinar o teor de níquel no banho, responsável pelo fornecimento de metal para deposição, evitando falhas na cobertura de superfícies devido ao baixo teor de níquel. Pode ser definida por densidade em graus Baumé (°Bé) do banho, prática que é sujeita a erro, mesmo sendo mais fácil. O níquel é determinado por titulometria de complexação, sendo a amostra titulada, em pH tamponado com hidróxido de amônio, com solução EDTA segundo a reação: Ni2+ + H2EDTA2- → NiEDTA2- + 2H+.
2. Teor de cloretos No banho de níquel, os cloretos são usados para manter a condutibilidade elétrica da solução, garantindo a eficiência da eletrodeposição. Caso o teor de cloretos esteja baixo, a eficiência anódica cai e há desprendimento de gás no cátodo. A análise do teor é feita por volumetria de precipitação pelo método de Mohr, usando como titulante o nitrato de prata (AgNO3) e como indicador o cromato de potássio (K2CrO4), segundo as reações: Cl- + AgNO3 → AgCl + NO3- AgNO3 + K2CrO4 → Ag2CrO4 + 2KNO3.
3. Teor de ácido bórico O ácido bórico tem grande importância nos banhos de níquel, pois atua como tampão por se tratar de um ácido fraco, dissociando-se segundo a reação: H3BO3 → H2BO3 + H+. Sua ação tamponante se faz necessária, pois durante a eletrólise ocorre um aumento do pH no filme catódico

Relacionados