SP Vieira Ferreira Mamede 4a4dce3ea12b6

790 palavras 4 páginas
EXPLORANDO FRISOS – UMA ABORDAGEM PARA O 1.º CICLO DO
ENSINO BÁSICO
Leonel Vieira – Universidade do Minho – leonelvv@gmail.com
Dores Ferreira - Universidade do Minho - doresferreira@gmail.com
Ema Mamede – Universidade do Minho - emamede@iec.uminho.pt

Resumo
Nesta sessão prática serão apresentadas sugestões para trabalhar frisos no 1.º Ciclo, de forma lúdica, criativa e inovadora.
O novo Programa de Matemática refere como propósito principal, no tema de
Geometria e Medida, o desenvolvimento do sentido espacial dos alunos, com ênfase na visualização e na compreensão de propriedades de figuras geométricas, no plano e no espaço, bem como a utilização destes conhecimentos e capacidades na resolução de problemas geométricos em contextos diversos. Salienta ainda que o estudo das isometrias deve iniciar-se no 1.º Ciclo através dos frisos. O novo Programa refere, ainda, que se devem estudar logo desde o 1.º Ciclo, diversas transformações geométricas, primeiro de forma intuitiva e depois com crescente formalização.
Nesta sessão propomo-nos explorar frisos, bem como a construção de frisos, deixando algumas sugestões para trabalhar este tópico, em contexto de sala de aula do 1.º Ciclo, de forma divertida.

Isometrias e Frisos
O novo Programa de Matemática (DGIDC, 2007) salienta que o estudo das isometrias se inicia no 1.º Ciclo através dos frisos e no 2.º Ciclo são aprofundadas, com especial relevo a reflexão e rotação. Nesta sessão utilizam-se frisos para explorar e identificar simetrias de translação, reflexão, reflexão deslizante e rotação (de ordem 2).

FRISOS
Palhares (2004) refere que:
Se consideramos uma figura, seja ela qual for, e a repetirmos sucessivamente, por aplicação tanto de T u como por T- u , obtemos uma sucessão de figuras na mesma direcção. Se a isto impusermos que nunca exista uma primeira ou uma última, esta sucessão de figuras permanece invariante face à aplicação de T u (ou de T- u ).

F
F
F
F
F
F

A este tipo de figura global chama-se um friso.

Relacionados