SP Cultura Popular

Páginas: 6 (1314 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015

SP Cultura Popular

O título da vinheta SP CULTURA não tem a ver com o quadro porque cultura é algo muito abrangente sendo que o quadro é sobre a cultura popular produzida por moradores da periferia da cidade de São Paulo (algo bem específico).
Algo que mostra como o quadro tem pouquíssima identidade é o fato de que se alguém que se interessa pelo quadro, quer pesquisar mais sobre ele e buscano Google pelo nome "SP CULTURA"
(http://www.google.com.br/search?client=safari&rls=en&q=%22sp+cultura%22&ie=UTF-8&oe=UTF-8&redir_esc=&ei=5zG0T8ncIYum8QTo4Kj5Dw), só há um link na primeira página do Google sobre o assunto sendo que esse link é somente a imagem da vinheta de abertura no youtube. Isso considerando que o G1 alimenta um site só do quadro(http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/confira-reportagens-do-sptv-sobre-cultura-de-periferia.html), apesar de que o site nem tem nem o nome e nem o logo nem do SPTV e nem do SP CULTURA.
No entanto, se alguém que se interessa pelo quadro for tentar pesquisar no Google com as palavras SPTV e Alessandro Buzo, que é o apresentador(http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=safari&rls=en&sclient=psy-ab&q=sptv+buzo&oq=sptv+buzo&aq=f&aqi=g1&aql=&gs_l=serp.3..0.737970.741958.0.742334.9.9.0.0.0.0.352.971.0j2j0j2.4.0...0.0.nAuEoXy1aFY&pbx=1&biw=1915&bih=993&cad=cbv&sei=zjS0T4GwIYOi8ATM_vzaDw), aparecem diversos links sobre o quadro. Assim, conclui-se que a identidade visual do quadro é tão fraca que a imagem do apresentador aparentemente é mais forte do que do quadro.

PROPOSTA:

Neste quadro busca-se atingir o públicomais abrangente possível, de diversas tribos urbanas, diferentes classes sociais, sexos e idades. A única especificidade do quadro é que ele é regional e é sobre cultura. Portanto, pretende abordar temas sobre a cultura dos paulistanos da grande São Paulo. Mas na verdade o quadro tem o objetivo de abordar a cultura popular de São Paulo, o que é um tema mais segmentado. O assunto atinge um públicobastante abrangente pelo fato de ter um conteúdo interessante para o diversificado público-alvo do programa sendo abordado coloquialmente, mas sendo apresentado com formalidade para manter a seriedade do programa continuando a atingir pessoas de classes sociais mais altas também.    
A vinheta deve manter a credibilidade do programa, como já mantém, mas deve também apresentar características quedefinam a cultura popular porque, afinal, o povo tem que se identificar com o quadro considerando que é sobre ele. Por isso eu pensei em mudar o nome do quadro para SP Cultura Popular porque este nome está mais condizente com a segmentação do quadro, que é exatamente sobre a cultura popular paulistana e não sobre a cultura paulistana em geral, como o nome SP Cultura remete.
Considerando que oprograma almeja atingir o maior e mais diversificado público possível e que é uma fonte na qual as pessoas se informam, imaginei que seria importante a vinheta do quadro SP Cultura Popular transmitir uma ideia da cultura popular paulistana mantendo a maneira formal e, consequentemente, a credibilidade do programa. Para manter a conexão com o renome do programa, atualmente a vinheta do quadro épraticamente igual à vinheta do programa. Eu achei que esta foi uma ideia boa e, por isso, pretendo manter esta característica da vinheta do quadro porque enfatiza a ideia de que o quadro mantém a qualidade do conteúdo transmitido no programa e a mesma forma de transmissão.
O que pretendo mudar na vinheta são os vídeos que aparecem durante a vinheta apresentando imagens específicas da cultura popularpaulistana e não de cultura em geral. Portanto, ao contrário das imagens de um homem tocando tambor e de uma bailarina dançando, pensei em colocar imagens relacionadas à matéria que iria ser apresentada a seguir da vinheta, como se a vinheta fosse um trailer do que está por vir.
Além disso, dentro de cada imagem, tive a ideia de colocar na frente das imagens o logo do SP Cultura Popular em formato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura popular
  • Cultura popular
  • cultura popular
  • Cultura popular
  • Cultura Popular
  • Cultura popular
  • Cultura Popular
  • Cultura Popular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!