somw

374 palavras 2 páginas
O método científico pode ser definido como o conjunto de regras básicas usadas em uma investigação científica com o objetivo de obter resultados mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico.

O método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão.

Karl Popper nasceu em Viena, 28 de Julho de 1902 e morreu em Londres, 17 de Setembro de 1994. Foi um filósofo da ciência austríaco É considerado como o filósofo mais influente do século XX na tematização da ciência . Foi também um filósofo social e político de estatura considerável, um grande defensor da democracia liberal e um oponente implacável do totalitarismo. Ele é talvez mais conhecido pela sua defesa do falsificacionismo como um critério da demarcação entre a ciência e a não-ciência, e pela sua defesa da sociedade aberta.

Kuhn mostra que a ciência não é só um contraste entre teorias e realidade, exceto que há diálogo, debate, tensões e até lutas entre os defensores de diversos paradigmas. E é precisamente nesse debate onde se mostra que os cientistas não são só completamente racionais, não podem ser objetivos, pois nem a eles é possível afastar-se de todos os paradigmas e compará-los de forma objetiva.
Isto demostra que na atividade científica estimula tanto interesses científicos , como subjetivos, de tal maneira que a atividade científica vê-se influenciada pelo contexto histórico-sociológico em que se desenvolve.

Para Kuhn a ciência é subjetiva evolui de modo a se aproximar da verdade. Esta aproximação é feita pela substituição de teorias, paradigmas que são objetivamente melhores que a teoria ou paradigma anteriores, sendo assim a ciência objetiva.

Mas Kuhn critica este ponto de vista e afirma que dois paradigmas são incomensuráveis, e também para um paradigma ser melhor

Relacionados

  • Redes
    2128 palavras | 9 páginas
  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas