História Local e Educação Patriminial

1123 palavras 5 páginas
Projeto: História local e Educação Patrimonial em Carangola
Alunos Atendidos: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental
Professora: Vanusa Carlos de Andrade Santos
Duração: 3 a 4 semanas

Justificativa: Esse Projeto tem como objetivo desenvolver nos alunos a consciência da preservação do patrimônio histórico. Buscar despertar nos nossos educandos o sentimento de preservação e também de cidadania. E também, a experiência adquirida com o processo de coleta de dados, organização das informações e escrita da história contribui para que os alunos possam conhecer a história do lugar e das pessoas que aqui vivem, buscando valorizar suas raízes e construir através deste estudo sua identidade. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos também poderão conhecer o processo pelo qual se submete a escrita da história.
A idéia de desenvolver o projeto partiu do fato de sempre nos depararmos com inúmeros lugares, que muitas vezes estão perdendo sua identidade, por não terem a sensibilidade de compreender a importância e a singularidade de se preservar o seu Patrimônio histórico cultural e sua história local. Hoje nos deparamos com inúmeros lugares que não possuem mais nenhum traço do passado, pois acreditavam que preservar o passado não os levaria ao desenvolvimento. Os PCN’s vêm dando significado ao ensino de História e sugerem a introdução na sala de aula de trabalhos sobre o significado dos patrimônios como prevenção da “amnésia social” que compromete as identidades individuais e coletivas das novas gerações:

O direito à memória faz parte da cidadania cultural e revela a necessidade de debates sobre o conceito de preservação das obras humanas. A constituição do Patrimônio Cultural e sua importância para a formação de uma memória social e nacional sem exclusão e discriminações é uma abordagem necessária a ser realizada com os educandos, situando-os nos “lugares de memória” construídos pela

Relacionados

  • Impostos Federais
    7081 palavras | 29 páginas
  • Engenheiro
    70901 palavras | 284 páginas