Solos

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DOS SOLOS
AGRONOMIA 1 PERIODO B
LUAN BRUNO SILVA

AS ERAS GEOLÓGICAS SÃO AS SEGUINTES:

1 -ARQUEOZOICA - A era geológica Arqueozoica é caracterizada pelaformação da crosta terrestre, em que surgiram os escudos cristalinos e as rochas magmáticas, nos quais encontramos as mais antigas formações de relevo. Esse período teve início a, aproximadamente, 4bilhões de anos atrás.

2 -PROTEROZOICA - Estima-se que essa era geológica teve início a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás e findou-se há 550 milhões de anos. Durante esse período ocorreu intensaatividade vulcânica, fato que promoveu o deslocamento do magma do interior da Terra para a superfície, originando os grandes depósitos de minerais metálicos, como, por exemplo, ferro, manganês, ouro, etc.Na era geológica do Proterozoico ocorreu grande acúmulo de oxigênio na atmosfera. Também ficou caracterizada pelo surgimento das primeiras formas de vida unicelulares avançadas.

3 -  PALEOZÓICA -Ocorreu há cerca de 600 milhões de anos AP (antes do presente). Os principais acontecimentos foram:
- Evolução da vida, surgindo seres mais complexos. É a era dos peixes, entre eles, o tubarão.Surgiram grandes florestas de coníferas

4 – MESOZÓICA - É a era da transição, das mudanças nas diferentes formas de vida. Os argumentos da teoria evolucionista de Charles Darwin foram retirados deevidências fossilíferas dessa era.
Ocorre a fragmentação da Pangéia e a migração dos continentes

5 – CENOZÓICA - É a era atual, dividida em dois grandes momentos: o Terciário e o Quaternário. NoTerciário ocorre a formação das grandes cadeias de montanhas da atualidade (Dobramentos Modernos), como os Alpes, na Europa, os Andes, na América do Sul, as Rochosas, na América do Norte, o Himalaia, na Ásia ea Cadeia do Atlas, no norte da África.Surge o oceano Atlântico com a separação Brasil – África Desenvolvem se extensas bacias sedimentares. Já no Quaternário, devemos registrar o aparecimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solos
  • Solos
  • solos
  • O solo
  • solo
  • Solos
  • Solo
  • Solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!