Solos e Fundacoes

Páginas: 8 (1967 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
INTRODUÇÃO

O crescimento da concorrência e da demanda no setor da construção civil nos últimos anos levou as construtoras a definirem algumas prioridades, uma das mais importantes é a economia unida ao aperfeiçoamento e a rapidez na execução de um empreendimento. Devido a essas exigências, a engenharia através de estudos buscou alternativas construtivas para atendê-las. Uma dessas alternativasencontradas é a utilização da alvenaria estrutural. Diante de um mercado tão exigente e bastante competitivo, esse método construtivo tem demonstrado significativas reduções no custo de materiais e mão-de-obra, além de direcionar soluções racionais para o desperdício e melhoria na utilização de materiais sem interferir na qualidade da edificação.
Alvenaria estrutural é um processo construtivoonde a parede, além de servir como elemento de vedação, serve como elemento portante, suportando o peso da estrutura e passando-o para a fundação. A fórmula de resolução é feita através de um dimensionamento racional, para garantir a segurança das estruturas evitando sua degradação. Apesar das inúmeras pesquisas realizadas no âmbito da construção em alvenaria estrutural, é necessário aprimorar osestudos para a obtenção de resultados mais precisos no que se refere à interação entre a infra-estrutura (subestrutura ou fundação) e a superestrutura (alvenaria estrutural). 
No dimensionamento de fundações é comum à utilização da hipótese de apoios totalmente rígidos para as condições de vinculação de edifícios, que vem sendo utilizada há muito tempo pelos engenheiros calculistas de estruturas,devido, principalmente, à dificuldade que se tinha em analisar manualmente edifícios sobre apoios flexíveis. Entretanto com o avanço da tecnologia, já se pode usufruir de análises mais realistas, que levam em consideração a deformação do solo adjacente às fundações. No entanto, observa-se que os engenheiros estruturais em muitos casos ainda continuam utilizando o mesmo modelo simplificado dopassado.
Com base no exposto, conclui-se que a utilização de metodologias mais criteriosas, que consideram a interface da ligação entre a fundação e a estrutura de alvenaria, produza simulações mais realistas, e permita que a análise estrutural da edificação seja realizada de maneira mais precisa, levando a vantagens econômicas, de segurança e de confiabilidade da estrutura. Por isso, fazer uma análise dosolo antes da escolha do tipo de fundação e estrutura a ser utilizada se faz necessária. O terreno faz parte integrante de qualquer construção, afinal é ele que dá sustentação ao peso e também determina características fundamentais do projeto em função de seu perfil e de características físicas como elevação, drenagem e localização. No que tange à mecânica dos solos, e é importante conhecer ostrês tipos básicos de solos: arenoso, siltoso e argiloso. 
Para efeito prático de uma construção, é preciso conhecer o comportamento que se espera de um solo quando este receber os esforços. Para tanto, a Mecânica dos Solos divide os materiais que cobrem a terra em alguns grandes grupos:
• Rochas (terreno rochoso)
• Solos Arenosos,
• Solos Siltosos
• Solos Argilosos. 
Esta divisão não é muito rígida,ou seja, nem sempre ou quase nunca se encontra solos que se enquadram em apenas um dos tipos. Por exemplo, quando dizemos que um solo é arenoso estamos na verdade dizendo que a sua maior parte é areia e não que tudo é areia. Da mesma forma, um solo argiloso é aquele cuja maior proporção é composto por argila.
O principal critério para se fazer esta classificação é o tamanho dos grãos que compõemo solo. A seguir mostra-se os diâmetros dos grãos (em mm) para cada tipo básico de solo:
Argila = até 0.005mm
Silte = 0.005 a 0.05mm
Areia Fina = 0.05 a 0.15mm
Areia Média = 0.15 a 0.84mm
Areia Grossa = 0.84 a 4.8mm
Pedregulho = 0.8 a 16mm
Com se pode deduzir da tabela acima, uma argila é formada por grãos extremamente pequenos, invisíveis a olho nu. As areias, por sua vez, têm grãos facilmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solos e Fundações
  • Solos e fundações
  • solos e fundacoes
  • Trabalho de Mecanica dos solos e fundações
  • apostila estudo dos solos e fundações
  • Introdução tipos de solos e fundações
  • Tipos de solos e fundações
  • Tipos de fundaçoes e solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!