Solo Brasileiro

Páginas: 5 (1001 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Nome do colégio/escola/instituição


nome – Nº 1
nome – Nº 3
nome – Nº 14
nome– Nº 15









SOLO BRASILEIRO






Professora nome
Geografia







Cidade
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
FORMAÇÃO DO SOLO
TIPOS DE SOLO
TIPOS DE CAMADAS
CARACTERÍSTICAS DO SOLO
CONSERVAÇÃO DO SOLO
INFLUÊNCIA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS


INTRODUÇÃO

A partir dotrabalho que segue, serão relatadas características, curiosidades e diversos conhecimentos sobre o solo brasileiro. Os solos são tão essenciais para a sociedade humana como o ar e a água, mas a degradação do solo não recebeu a mesma atenção prestada aos problemas que ameaçam estes dois outros elementos. Portanto, os solos são a base de 90% de todos os alimentos humanos, alimentos para animais, fibras ecombustível. Suportam as aglomerações humanas e fornecem matérias-primas e águas subterrâneas.

FORMAÇÃO DO SOLO

O solo é formado a partir da ação conjunta de agentes externos (como chuva, vento, umidade) sobre restos minerais, porém enriquecidos com matéria orgânica. Há também os fatores chamados de agentes formadores do solo, que são, a ação do tempo, dos vegetais e animais, do clima e dasrochas.
O solo brasileiro é constituído a parir de três estruturas geológicas essenciais, são elas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. A partir dessas estruturas geológicas são identificados quatro tipos de solos.
TIPOS DE SOLO

O Brasil destaca-se como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo. No Brasil, sãoencontrados quatro tipos de solo, são eles:
Terra Roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado nos estados: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.
Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral do nordeste, constituído a partir dadecomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.
Salmorão: esse tipo de solo é encontrado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. É constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses.
Aluviais: é um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, pode ser encontrado emdiversos pontos do país.

TIPOS DE CAMADAS

Há várias camadas de solos existentes no Brasil, entre elas estão:
Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.
Solo argiloso: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável eapresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola.
Solo humoso: chamado em alguns lugares de terra preta, esse tipo de solo é bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição. O solo humoso é muito adequado para a realização da atividade agrícola.
Solo calcário: com pouco nutriente e grande quantidade departículas rochosas em sua composição, o solo calcário é inadequado para o cultivo de plantas. Ele é típico de regiões desérticas.
CARACTIRÍSTICAS DO SOLO

O solo é um recurso renovável, pois pode ser utilizado diversas vezes, dessa forma é um importante elemento para todas as sociedades dispersas na superfície terrestre. O solo é a parte mais superficial da litosfera, onde as plantas, tantosilvestres quanto cultivadas, são germinadas e se fixam, encontrando os nutrientes necessários.
O solo é constituído por:
Matéria mineral, resultante das rochas;
Matéria orgânica, resultante dos restos de plantas e animais mortos;
Água;
Ar.
CONSERVAÇÃO DOS SOLOS

Quando o solo não recebe tratamento adequado ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. Para sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O solo brasileiro
  • Solos brasileiros
  • Ocupação do Solo brasileiro
  • Problemas do solo brasileiro
  • formação do solo brasileiro
  • tipos de solos brasileiros- Latossolo
  • Classificação de solos brasileiros
  • Problemas dos Solos Brasileiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!