soja brasil

Páginas: 5 (1227 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
1. A evolução tecnológica da soja

A evolução inicial da soja no Brasil foi fortemente amparada pelo desenvolvimento de tecnologias que possibilitaram o aumento da área de cultivo, mantendo-se a produtividade estabilizada ou com pequeno aumento. Com a estabilização da área, verificou-se aumento significativo de produtividade, devido à utilização de novas tecnologias. Além decultivares adaptadas às diversas regiões produtoras, tecnologias geradas pelas mais diversas áreas de pesquisa contribuíram para que essas cultivares pudessem mostrar seu potencial produtivo.

As tecnologias geradas para cultura da soja tiveram contribuições diferentes nos diversos momentos da evolução da cultura no Brasil. Pode-se dividir essa evolução em três fases: (i) primeira fase -adaptação de tecnologias; (ii) segunda fase – Geração de tecnologias ou independência tecnológica; e (iii) terceira fase - Tecnologias para expansão da fronteira agrícola.

A primeira fase, com início nos anos 50, caracteriza-se pela adaptação de tecnologias com objetivo de atender a demanda crescente da cultura por informações sobre seu sistema de produção. Juntamente com as técnicasde cultivo, a adaptação e o desenvolvimento de cultivares tornou-se o primeiro objetivo da pesquisa com a cultura da soja.

No final dos anos 50, foram introduzidas dos Estados Unidos cultivares com características agronômicas superiores e resistentes a algumas doenças. As mais conhecidas foram Hill, Hood, Majos, Bragg, Davis, Jew 45, Hampton e Hardee. Os trabalhos brasileiros demelhoramento genético foram iniciados ao mesmo tempo no Estado de São Paulo (Campinas e Piracicaba), em Minas Gerais (Lavras e Viçosa), no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul (Julio de Castilhos, Pelotas e Veranópolis).

Além da indicação de cultivares importadas dos Estados Unidos, estudos sobre espaçamento, densidade, controle de plantas daninhas, consórciomilho-soja, e técnicas de inoculação foram sendo realizados paralelamente pelo IPEAS, IPAGRO, EMPASC e IAC.

Foi criado em São Paulo, em 1951, o Serviço de Expansão da Soja, com objetivo de promover a cultura e incentivar o seu cultivo.

Esta primeira fase se encerra nos anos 60 quando, utilizando-se basicamente a seleção a campo, nas linhagens americanas introduzidas, foramobtidas as primeiras cultivares brasileiras adaptadas às novas regiões produtoras. São elas, Santa Rosa, Pioneira, Serrana, Jubileu, IAC 3 e IAC 5.

Nos anos 70, outras cultivares também foram obtidas e as principais foram Planalto, Pérola, Paraná, Prata, Pampeira, Missões, Sulina e Delta. A Santa Rosa, obtida ainda na primeira fase, foi a variedade com maior área cultivada, noinício da década de 70, na Região Sul do Brasil.

A segunda fase da evolução tecnológica da soja, inicia-se em meados dos anos 70, com a criação da Embrapa e do Centro Nacional de Pesquisa de Soja e caracteriza-se pela independência tecnológica. Nesse período, há um aumento anual significativo de área de cultivo que vai até o final dos anos 70. Novos trabalhos de pesquisa sãoimplementados, atendendo a uma demanda crescente de informações tecnológicas para, mesmo com esse aumento de área, manter-se a produtividade da cultura. Assim, nessa segunda fase, continuam ainda alguns estudos de adaptação de cultivares, ao mesmo tempo em que começam a aparecer as primeiras cultivares nacionais, obtidas do cruzamento entre as americanas introduzidas no Brasil. Nesse primeiromomento, o programa de melhoramento busca a obtenção de maiores produtividades e resistência a doenças. Variedades resistentes às doenças pústula bacteriana e mancha olho-de-rã, foram lançadas, e certamente contribuíram para a manutenção da produtividade da cultura, tornando-se obrigatória a inclusão dessa característica, em todo programa de melhoramento.

Iniciam-se os trabalhos com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A soja no brasil
  • Produ o de soja no Brasil
  • História da soja no Brasil
  • Exportação de soja no brasil
  • soja plantada no Brasil
  • Soja no paraná e no brasil
  • Biodiesel soja no brasil
  • Logística da Soja no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!