PLANEJAMENTO ESTRATÉICO

2541 palavras 11 páginas
Referencial Teórico

Este trabalho versará sobre os conceitos de Djalma de Oliveira, que afirma que, no planejamento existem três níveis que fazem o caminho natural na prática das ações na gestão estratégica que são: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico é a diretoria da organização e possui uma visão sistêmica das atividades da empresa tendo em foco o objetivo final como os valores dos produtos ou serviços para o público. O tático, nível de gerencia, se preocupa em atingir as metas propostas pelo estratégico através de projetos e de suas próprias metas bem definidas. O operacional, nível de analistas e operadores, executa as atividades de forma eficiente para que as metas do nível tático sejam atingidas.
Para o autor (2001, p 33), “o planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração”. É um processo de tomada de decisões e envolve, portanto, um modo de pensar, que engloba indagações, questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que e onde. O autor prima por defender que todo planejamento nas empresas, deverá resultar naturalmente em decisões práticas, tomadas a partir do exame do impacto das mesmas no futuro o que lhe proporciona uma “visão do futuro” de alto significado.
O presente trabalho também levará em conta as teorias de diversos autores, sem fugir ao referencial, sempre enfocando o conceito proposto. Entre estes, Chiavenatto e Sapiro que colocam a participação do cliente como parte fundamental nas estratégias, apontando que: “somente quando se atende às necessidades dos públicos é que se tem sucesso nas estratégias elaboradas”, farão parte deste referencial, que se baseia nos conceitos de competitividade e organização também propostos por Oliveira.
Apresenta-se o conceito de Drucker que, segundo sua concepção, “Planejamento estratégico é um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões

Relacionados

  • Planejamento estratéico
    688 palavras | 3 páginas
  • filosofia
    2324 palavras | 10 páginas
  • Rotinas Trabalhistas e Contabilização
    5152 palavras | 21 páginas