Sofrimento Humano Nas Organiza Es Prof Edney

362 palavras 2 páginas
Sofrimento Humano nas Organizações
A Loucura do Trabalho
Estudo de Psicopatologia do Trabalho
Christophe Dejours

O Sofrimento Patogênico e o
Sofrimento Criativo
Sofrimento Patogênico;
Ele é patogênico porque, tendo em vista o esgotamento de todos os recursos defensivos, o sofrimento continua a provocar uma descompensação do corpo ou da mente, debilitando o aparelho mental e psíquico do sujeito.
É sofrimento, porque o sujeito se vê preso em uma monotonia que o empurra para um sentimento de incapacidade, de imbecilidade.

O Sofrimento Patogênico e o
Sofrimento Criativo
Sofrimento Criativo;
O sofrimento passa a ser criativo, quando o trabalho é reconhecido e todo o investimento pessoal demandado e que, de certa forma, está carregado de sofrimento, adquire um sentido.
É criativo porque contribui com algo novo para a organização, é neste momento que o trabalho faz a passagem do sofrimento para o prazer.

Dejours


Quando a qualidade de meu trabalho é reconhecida, também meus esforços, minhas angústias, minhas dúvidas, minhas decepções, meus

desânimos adquirem sentido. Todo esse sofrimento, portanto, não foi em vão; não somente prestou uma contribuição à organização do trabalho, mas também fez de mim, em compensação, um sujeito diferente daquele que eu era antes do reconhecimento. O reconhecimento do trabalho, ou mesmo da obra, pode, depois ser reconduzido pelo sujeito ao plano da construção de sua identidade.

Que Sofrimento?
Insatisfação e conteúdo significativo da tarefa;
A insatisfação ocorre quando sua realização não apresenta um sentido para o trabalhador, por não representar um propósito em relação ao conjunto da
Organização e, muito menos para sua família e para a sociedade.
O trabalhador sente-se inútil e de certa forma desqualificado, surgindo uma depressão que vai se manifestar através do cansaço.
Esse desânimo o coloca frente ao trabalho como um ser condicionado, que perde sua capacidade de desenvolvimento criativo e intelectual.

Que Sofrimento?

Relacionados