Soeur emmanuelle

1609 palavras 7 páginas
SOEUR EMMANUELLE
FRANCISCA CARREIRA E SARA MARIANO
DADOS BIOGRÁFICOS:

Soeur Emmanuelle cujo o nome era Madeleine Cinquin, tinha dupla nacionalidade: francesa e belga. Nasceu em Bruxelas no dia 16 de Novembro de 1908. O seu pai francês e a sua mãe belga eram fabricantes de lingerie. Com 6 anos de idade, viu o seu pai morrer afogado, este acontecimento aproximou-a de Deus e da vida religiosa. Foi o princípio de uma relação que definirá a sua vocação à vida consagrada. Cidadã do mundo e advogada dos pobres, a existência de Madeleine começa na comodidade de uma família abastada. Foi educada na Sorbonne onde tirou um curso de filosofia.
Em 1929, ingressa na Congregação de Nossa Senhora de Sião. Dois anos mais tarde, ao professar assume aquele que passará a ser o seu novo nome: Irmã Emmanuelle (Deus connosco – em Hebraico). É enviada para Istambul, Turquia, onde ensina filosofia e outras matérias. Mais tarde, a mesma função, na Tunísia e, finalmente, no Egipto (1971).
No Cairo, com 63 anos, testemunhou as condições miseráveis daqueles que “viviam do lixo”, e decidiu viver com eles permanecendo lá até 1993 (22 anos) quando voltou a França.
Mais tarde, devido à obra desenvolvida no Cairo, o presidente Moubarak concedeu-lhe a nacionalidade egípcia.
A sua “estadia” no Egipto, foi o projecto da sua vida. E devido a isso passou a ser uma personalidade de referência em França, Bélgica e mundo árabe, sobretudo no Egipto. Para aqueles que a conheciam era um “ícone da solidariedade e apoio dos pobres e marginalizados”.
Faleceu com 99 anos, a 20 de Outubro de 2008, no asilo no qual residia, em Callian, Var (França). Segundo muitos, era a mulher mais popular e querida de França.

Vida e trabalho de Soeur Emanuella

Alguns anos depois de se ter aproximado de Deus, a irmã Soeur Emmanuel consegue fortalecer as suas convicções e acentua a busca da sua vida, para ajudar as crianças infelizes.
Cidadã do mundo e advogada dos pobres, a existência de Madeleine (Soeur

Relacionados

  • teatro
    69385 palavras | 278 páginas