Socrates

Páginas: 53 (13011 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Vamos pensar em três conceitos que tudo indica, sobrevivem até hoje: Anomia (Durkheim) , Racionalização (Weber) e Alienação (Marx). Vamos conversar a respeito. Você consegue perceber processos sociais em que as perspectivas sociológicas desses autores que formularam esses conceitos continuam válidas? Exemplos podem ajudar. Os conceitos não são a realidade, mas ajudam a gente a pensar a realidadeque vivemos. Você pode também pensar em exemplos da arte, literatura, música que sempre alimentam a nossa imaginação sociológica

Se considerarmos a diversidade cultural observará facilmente que muitas das nossas “escolhas” se encontram culturalmente determinadas, isto é, fazemos/gostamos daquilo que aprendemos a fazer/gostar. Por exemplo, no Ocidente a matança de recém-nascidos e bebês éconsiderada um crime horrendo, enquanto na cultura tradicional chinesa as crianças de sexo feminino eram freqüentemente estranguladas à nascença. Comemos ostras, mas não gatinhos e cachorros como os chineses. Os Judeus não comem carne de porco, enquanto os Hindus embora comam porcos, evitam carne de vaca. Consideramos o beijar como parte natural do comportamento sexual, mas o ato é desconhecido ouconsiderado de mau-gosto em muitas outras culturas.


Mostrar principal | Responder
Imagem de ARISTIDES RIBEIRO JUNIOR JUNIOR
Re: Atividade 2.1 - Fórum - Individual
por ARISTIDES RIBEIRO JUNIOR JUNIOR - sábado, 30 agosto 2014, 23:35

Vivemos em um mundo completamente racionalizado onde a ciência toma a frente de tudo, onde é possível prever, desvendar e provar muitas coisas que antes eramtaxadas como mistérios pelas próprias crenças, por outro lado é um mundo desencantado onde a religião perdeu espaço e importância.

Os conceitos analisados continuam presentes na nossa rotina, temos uma dimensão conflituosa na nossa sociedade, temos algum motivo que ainda a faz funcionar estavelmente. Desde pequenos somos “obrigados” a tomar certas escolhas que talvez não tomaríamos caso nãotivéssemos uma sociedade que limita nossas vontades e nos pressiona a seguir caminhos pré-determinados. Concordo com a colega Julia do Carmo Santos que dá exemplos de como algo natural em uma sociedade pode ser bisonho em outra.


Mostrar principal | Responder
ESTA SOU EU NA FACUL
Re: Atividade 2.1 - Fórum - Individual
por ANDREIA TEODORO TEODORO - terça, 2 setembro 2014, 17:46

sobrevivenciatem uma atitude de pessoas no futuro e dar sentido em novas ideias a vantagem e competitiva,compreender a arte é uma cultura de conhecimento de valores artistico,musica trás alegria muda o dia.pensando nos conceitos possamos dizer e conhecimento de comunicação e expressão.oportunidade de envolver nossa mente,vai alem da imaginação.


Mostrar principal | Responder
ESTA SOU EU NA FACUL
Re:Atividade 2.1 - Fórum - Individual
por ANDREIA TEODORO TEODORO - domingo, 7 setembro 2014, 17:05

UTILIZAR A EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO S.A A RADIOBRAS-POSSUIDORA DE UMA REDE NACIONAL DE TVs E RADIOS ,INCLUINDO UMA AGÊNCIA DE NOTICIAS (AGÊNCIA BRASIL), COMO UM VALIOSO INSTRUMENTO DE ESTIMULO CULTURAL DAS DIFERENTES NA MIDIA COMERCIAL.CITAÇÃO: IMAGINAL A SERVIÇO DO BRASIL

SUGESTÃO DE MATERIAL:CSBHPABRAMOS.ORG.BR?AIMAGINAÇÃOASERVIÇODOBRASIL.PDF


Mostrar principal | Responder
Imagem de Fabio Alves dos Santos Pereira
Re: Atividade 2.1 - Fórum - Individual
por Fabio Alves dos Santos Pereira - domingo, 14 setembro 2014, 12:51Olá Andreia, peço que complemente sua resposta, pautando-se no que foi perguntado.

ATT

Fabio


Mostrar principal | Responder
Imagem de VANUZA BORGES PEREIRA PEREIRA
Re: Atividade 2.1 - Fórum - Individual
por VANUZA BORGES PEREIRA PEREIRA - quarta, 10 setembro 2014, 20:30

A obra de Marx, desperta a responsabilidade que cada um tem em não se conformar com as desigualdades sociais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • socrates
  • socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • Sócrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!