Socorrista

Páginas: 3 (576 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
Lógica difusa aumenta eficiência de processos industriais

Quatro estudantes graduados em Engenharia da Computação e em Matemática pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram umatecnologia que promete mudar o panorama da automação industrial.
A tecnologia são softwares de controle de sistemas para aumentar a eficiência de linhas de produção em grandes indústrias baseadosnalógica difusa (fuzzy).
Uma expansão da teoria matemática dos conjuntos, a lógica difusa permite controlar um número maior de variáveis de uma linha de produção, por exemplo, em uma escala entre 0 e 1- para comparação, a lógica clássica binária só possibilita controlar as variáveis 0 e 1.
Por conta disso, a lógica difusa já é utilizada em sistemas de reconhecimento de imagem, aparelhos de arcondicionado, freios ABS, câmeras fotográficas e até em um câmbio automático eletrônico para bicicletas.
Fora dos equipamentos, a técnica também é utilizada para prever o desejo dos consumidores.
Em2010, pesquisadores da mesma universidade desenvolveram um algoritmo delógica fuzzy que poderá ajudar os aviões a pousar automaticamente.
Redes neurais artificiais
"Essa expansão da teoria matemáticados conjuntos gerou um grande benefício na área de modelagem matemática", disse Igor Bittencourt Santiago, um dos criadores da nova técnica.
De acordo com Santiago, uma das limitações que havia paraaplicar a lógica difusa em controle de sistemas era realizar a modelagem matemática do conjunto de regras de funcionamento de um sistema e sincronizá-las manualmente - o que é demorado e caro.
Outrapossibilidade era treinar uma rede neural artificial (técnica computacional que apresenta um modelo matemático inspirado na estrutural neural de organismos inteligentes) para absorver ascaracterísticas do processo.
A realização da modelagem matemática de um sistema, contudo, é muito complexa porque é preciso conhecer o comportamento de todas as variáveis e a relação entre elas. E o modelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socorrista
  • Socorrista
  • Socorrista Legisla o Equipamentos
  • Prevenção de acidentes para socorristas e brigadistas
  • Conduta do socorrista num paciente com o nível de consciência avançado
  • a importancia e a necessidade de tres socorrista em viaturas de resgate
  • Acessibilidade da Análise Ergonômica do Trabalho de Socorrista do CBMDF
  • Procedimento do socorrista para o local de acidente e para uma vitima de acidente e estado de choque.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!