Acessibilidade da Análise Ergonômica do Trabalho de Socorrista do CBMDF

339 palavras 2 páginas
Acessibilidade da Análise Ergonômica do Trabalho de Socorrista do CBMDF

Curso: Engenharia Civil
Professora: Dilma Bowen

Setembro de 2014Acessibilidade da Análise Ergonômica do Trabalho de Socorrista do CBMDF

Acessibilidade consiste na possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares. Significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, modernizando e incorporando essas pessoas ao convívio social, possibilitando o ir e vir.
A instituição do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal é estruturada no militarismo. Esta característica do regime militar impede que pessoas portadoras de deficiência possam ingressar na instituição, o próprio teste de Aptidão Física que faz parte das fases de seleção do concurso publico, tem caráter eliminatório.
No atual Estatuto dos Bombeiros Militares do CBMDF, aprovado pela Lei Federal nº 7.479, de 2 de junho de 1986, e demais atos normativos que regem os militares integrantes do CBMDF, não há previsão para inclusão de pessoas portadoras de deficiência.
Apesar de o CBMDF não realizar concurso publico com vagas reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais, suas instalações seguem a Normas de Acessibilidade para Deficientes, diminuindo as barreiras arquitetônicas. No caso especifico da atividade de Socorrista, não foi possível realizar um check list

Relacionados