Sociólogo Darcy Riberio

312 palavras 2 páginas
Darcy Ribeiro
Em 1979 é anistiado e torna-se professor titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Torna-se secretário da cultura de Leonel Brizola, criando o sambódromo no Rio de Janeiro e um ambicioso projeto de educação, o CIEPs , "escolões" de tempo integral. Porém, o projeto é abandonado.
Obras: Maíra de1976- um romance, Darcy Ribeiro revive as emoções dos anos em que conviveu com os índios, O livro narra a história de um índio que, adotado por um padre e convencido a seguir o sacerdócio, questiona sua verdadeira fé e entra em conflito por ter abandonado seu povo. A obra já foi adaptada para o teatro e, pouco antes da sua morte, em 1997, Ribeiro anunciou um contrato para que ela vire um filme.
Com livro O Processo Civilizatório, publicado em 1972, Darcy Ribeiro trouxe para o âmbito de nossas discussões, os grandes problemas da evolução das sociedades humanas. Ele dá início aos estudos sobre antropologia das civilizações. Sua motivação é de tornar compreensível a formação dos povos americanos. Com argumentos novos e críticos busca compor um esquema coerente e lógico da história da humanidade. Segundo Darcy, esta tarefa foi requisito prévio indispensável ao estudo da formação dos povos americanos.
Darcy Ribeiro: no início do ano de 1989 se responsabilizou pela criação do projeto cultural do Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, São Paulo.
Em 1990, foi eleito Senador da República, onde defendeu vários projetos, entre eles a de transplantes, tornando possíveis usar os órgãos dos mortos para salvar os vivos.
Também criou a revista Carta onde os problemas do Brasil e do Mundo seriam analisados e discutidos.
E entre 1992 e 1994, ocupou-se, de criar um novo padrão de ensino médio e de implantar e consolidar a nova Universidade Estadual do Norte Fluminense com a ambição de ser uma Universidade do Terceiro Mundo.

Relacionados

  • Publica O 66
    147123 palavras | 589 páginas