Sociologia

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho








Trabalho de Sociologia




Aluno: Eduardo Augusto Pereira da Silva
1º Ano “A” EMIEP







Jaciara-MT
2014

1)Qual é a relação entre estrutura social e estratificação social?
R=A estratificação social refere-se a um arranjo hierárquico entre os indivíduos em divisões de poder e riqueza em uma sociedade. É adiferenciação hierárquica entre indivíduos e grupos, segundo suas posições (status), estamentos ou classes.
Partindo da constatação de que os membros e os grupos de uma sociedade e praticados entre si, a estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro desse sistema. Em outras palavras, o agrupamento de indivíduos, de acordo com as posições que resultam dos padrões essenciaisde relações de obrigação, constitui a estrutura social de uma sociedade.
2)Quais são as diferenças e semelhanças entre as sociedades organizadas em castas e as atividades em estamentos? Quando se observa a situação dos pobres hoje, pode se dizer que as características de sociedades organizadas em castas e estamentos persistem nas sociedades contemporâneas?Por quê?
R=A semelhança entre associedades organizadas em castas sociais e as baseadas em estamentos, é que tanto numa como na outra a sociedade é estratificada, porém elas se diferem quanto ao aspecto da mobilidade social. Sociedades está mentais são características das sociedade feudais. Nestas, ainda que não muito frequenta, era possível ocorrer, por exemplo, a passagem de uma pessoa de uma ordem a outra, quando se obtinha umtitulo de nobreza, e também em casos em que a Igreja admitia o ingresso de sacerdotes de origem artesã ou camponesa. Já as sociedades de castas são mais fechadas quando comparadas com os estamentos. Nas castas, se alguém é membro de uma casta nela permanecerá por toda a vida. A posição social do indivíduo é adquirida hereditariamente.
3)Quais são os elementos fundamentais para se pensar a questão dahierarquização nas sociedades contemporânea?
R=Sob a visão marxista, a questão da hierarquização é constituída por meio dos aspectos sócio-econômicos. Tal afirmação é evidente pelo fato de que para haver classes superiores e inferiores, é necessário que haja aquele que comanda e aquele que é submisso. A sociedade contemporânea é um paradigma que para exemplificar este conceito, uma vez que hápopulações pobres e ricas. O elemento fundamental para que se tenha esta dicotomia é o sistema econômico capitalista.
4)O que você entende sobre a frase:"Os capitalistas de hoje foram os trabalhadores de ontem e os trabalhadores de hoje serão os capitalistas de amanhã"? Ela tem fundamento na realidade social passada e atual?
R=Quem trabalhou ontem hoje esta tipo no ''poder'' , rico . E hoje quemesta trabalhando será ''rico'' no futuro.
Sim, pois sem trabalho não teria pessoas ricas ou bem de vida.
5)Quais são as diferenças e semelhanças entre O pensamento de Karl Max e o de Marx Weber sobre a desigualdade social?
R=Karl Marx e Max Weber contribuíram muito para a sociologia.Uma contribuição importante são as suas diferentes abordagens às classes sociais e à desigualdade.
Marx consideroua divisão social em classes relacionadas com o meio de produção.Basicamente, as classes eram trabalhadores vs burgueses.
Já Weber,considerava que as classes se baseavam em poder,riqueza e prestígio.
Para ele ,a sociedade tinha várias camadas que contribuíram além do meio produtivo.
Com o avanço do capitalismo e o declínio na luta de classes,Marx ficaria surpreso hoje.
Apesar da diferença entreesses dois sociólogos,ambos tinham ênfase no estudo das classes sociais e no resultado que a interação entre essas classes criaria.
6)Em que sentido se pode falar que pessoas e grupos estão excluídas da sociedade?
R=Porque somos manipulados por uma sociedade moralista, cheia de pré-conceitos.
Onde aprendemos desde pequeno que ser exceção não existe, ou as pessoas seguem os padrões em sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!