Sociologia

Páginas: 2 (435 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.”


Trata-se de um trecho do livro “O Manifesto Comunista” traduzido por David Boyle, da editora Zahar deKarl Marx e Friedrich Engels. Friedrich Engels nasceu em 28 de novembro de 1820. Filósofo alemão, foi um dos criadores do socialismo científico. Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818, na Alemanha, eraeconomista e cientista social. Foi idealizador do comunismo, propondo uma distribuição de renda justa e equilibrada. Ambos escreveram juntos o livro “O Manifesto Comunista”.
Sempre, desde ocomeço, desde a Idade Média no Feudalismo até a Idade Moderna no Capitalismo existiu uma luta de classes sociais. Burgueses contra proletários no Capitalismo e senhores feudais contra servos no Feudalismo,sempre o opressor explorando o oprimido. Os senhores feudais e os burgueses possuem os meios de produção e os proletários possuem, se matam com o trabalho. A burguesia1 acabou com qualquer relaçãohumana e instaurou uma relação entre os homens baseada no dinheiro. Conseguiu tambem a soberania política no Estado moderno. Conseguiu invadir todo o globo, em busca de um mercado consumista, em busca dacivilização, criando um mundo “próprio”. Terminou com o Campo e fez valer as Cidades. Isso foi agravante para a grande crise, instabilidade de salário para os proletários e condição de vida dotrabalhor cada vez pior. Os trabalhadores se revoltam e se organizam para formar grupos contra os burgueses. Começa a batalha entre eles. A burguesia não continuará sendo a classe dominante por mais tempo,já que a vai se enriquecendo e os trabalhadores empobrecendo. O proletário acaba vencendo a “guerra”.
O Manifesto Comunista foi escrito conforme a realidade do século XIX, mas não quer dizer queessa realidade não continue até hoje. Afinal, o modo de produção é o mesmo. A história da humanindade tem sido a da luta de classes, portanto, o Manifesto deve ser compreendido como uma referência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!