Sociologia

Páginas: 9 (2042 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2013

Universidade Salvador – UNIFACS
Núcleo de Pesquisas e Projetos de Educação a Distância – NUPPEAD
Curso de Serviço Social
Disciplina: Sociologia
Profª Anamaria Morales (Doutora)
Tutor - Ana Elisa Drummond (Mestre)

ATIVIDADE ORIENTADA 1

OBJETIVO DA ATIVIDADE

Exercitar a capacidade de reflexão crítica dos alunos sobre a realidade do mundo do trabalho, a partir dos conteúdosestudados e dos textos complementares apresentados. Refletir sobre as transformações do sistema capitalista e do regime de trabalho na contemporaneidade - a flexibilização e a precarização das relações trabalhistas e suas consequências sobre a qualidade de vida da força de trabalho.

ORIENTAÇÕES

1. Estudar o material disponível no AVA, os textos e documentos complementares e assistir aosvídeos relacionados ao tema proposto.
2. Formar grupos de três alunos.
3. Deverão ser adicionados os nomes de todos os componentes. O esquecimento é de responsabilidade do grupo e o membro não contemplado ficará sem a nota da atividade.
4. Uso das normas ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos. Consultar as normas ABNT e material modelo disponível no AVA da disciplina.
5. Atividades complágio e/ou copiadas de ouros colegas, serão zeradas
6. Observem o prazo para a postagem da atividade. Os prazos não serão prorrogados.

ATIVIDADE - QUESTÃO
Tema : Origens do sistema capitalista e o trabalho no mundo atual- a precarização e a flexibilização das relações de trabalho.
Sabemos que a Sociologia surgiu com o objetivo de explicar as transformações sociais advindas da Revolução Industrial(séc. XIX), cujo desenvolvimento tecnológico das forças produtivas mobilizou uma numerosa mão-de-obra. Vamos traçar resumidamente a trajetória desta força de trabalho ao longo do tempo, para entendermos as modificações que o sistema capitalista impôs ao modo de vida das classes trabalhadoras desde então até o presente.
I - Orientações Gerais.
Questões a serem pesquisadas:

1- Que mudançashistóricas contribuíram para o aparecimento de um “exército de reserva” de mão-de-obra (definido por K.Marx como uma mão-de-obra disponível e numerosa) para operar nas fábricas no séc.XIX, à disposição do capitalista, dono dos meios de produção ? De onde surgiu essa força de trabalho e em que condições vivia ?

2- Que padrão de vida a concentração urbana nos centros industriais mais desenvolvidosda época (na Inglaterra sobretudo) oferecia aos trabalhadores ? Quais os efeitos da rotina do trabalho industrial sobre a saúde física e psíquica dos indivíduos ?

Assistam ao filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin (1936) e apontem as críticas nele feitas ao regime de trabalho capitalista.

http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ Filme Tempos Modernos – Charlie Chaplin (1936).vídeo
http://www.downloadcult.com/2012/11/26/tempos-modernos-1936 (completo)

3- Quais foram as primeiras bandeiras de luta da classe trabalhadora e suas formas de organização ? Quais foram as suas conquistas ? Que previsões foram feitas por K.Marx , na perspectiva do Materialismo Histórico proposto por ele e F.Engels, quanto à evolução do sistema capitalista ? Elas se concretizaram ?

4-Leiam o texto anexo (em Material Complementar) “A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo” (Glauco B. Cardoso) sobre as ideias do sociólogo Richard Sennett e reflitam a respeito da notícia sobre a morte recente de um estagiário alemão em um banco na Inglaterra, que segue abaixo .


Documento - Estagiário de 21 anos morre depois de trabalhar por 72 horasseguidas - Moritz Erhardt morreu, supostamente, após trabalhar demais no banco onde estagiava.
20 de Agosto de 2013  • Da Redação fonte: Reprodução/The Independent
O estudante Moritz Erhardt foi encontrado morto no chuveiro de seu alojamento em Londres, após sofrer uma convulsão. Ele estava trabalhando há praticamente 72 horas seguidas no Bank of America, onde fazia estágio – por três dias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!