FICHAMENTO: FERNANDES, Florestan. “Revolução ou contra-revolução?” 1980

1162 palavras 5 páginas
Hist do Brasil contemporâneo II
FICHAMENTO: FERNANDES, Florestan. “Revolução ou contra-revolução?” 1980
A contra revolução foi uma ação resultante do período considerado como de revolução do período pós Vargas, e a ditadura veio como uma contra revolução.
Fernandes inicia o texto falando que o golpe de estado de 64 foi organizado em nome de “ideais revolucionários” como uma contra revolução, explicando suas questões internas e externas.
Plano interno - no plano interno, segundo o autor, era basicamente a função de impedir uma transição democrática restrita para uma ampliada, que o contrário do que se acreditava não seria uma democracia populista ou das massas, mas sim a crescente participação das classes populares no campo e na cidade, que estavam desenvolvendo seu espaço próprio.
Dessa forma a contra revolução do ponto de vista interno queria impedir esse crescimento que ameaçava a consolidação de um regime democrático burguês, para reestabelecer o status quo das classes possuidoras e suas elites políticas.
Plano externo – o autor diz que o golpe militar de 64 fez parte de um clico mais amplo, em nome da “defesa” e da “interdependência do ocidente”, onde as ações faziam parte de uma paralisação por conta das várias revoluções nacionais e as transições democráticas, para controlar politicamente e militarmente, banindo as classes populares e as massas da cena histórica.
O autor chama atenção para o ponto da contra revolução externa que “não se limitou a apoiar e dar validade as manifestações a partir de dentro, mas também levou para a periferia uma necessidade própria e urgente de acabar com a mudança política revolucionária.” (p. 144). Fala ainda que havia uma corrente profunda em escala mundial e o Brasil teria tido papel fundamental para a segurança do hemisfério ocidental, talvez como se fosse um exemplo?
De acordo com Fernandes essas duas vertentes do golpe encerra uma etapa superficial da expansão da democracia burguesa, no caso do Brasil uma

Relacionados