Socioesconomicosculturais

338 palavras 2 páginas
É no cotidiano com o grupo familiar que o individuo desenvolve seu caráter, seus valores, ideias, hábitos e personalidade, por isso, entre outros motivos, é tão importante uma boa definição de família. Com o passar do tempo, as formas de interpretação e de definição de família passaram por várias mudanças. Famílias já foram vistas como unidade econômica, grupo de pessoas que dividem a mesma casa e como grupo de refugio e de relações sentimentais. Ainda hoje, o padrão mais comum de definição de família é a de um casal e seus filhos, porém essa definição não conta com parentes, mesmo que próximos e de atividade ativa no cotidiano dos mesmos, do grupo familiar indicado pelos censos. Além disso, as composições familiares vivem em constante mudança devido a fatores externos, exemplo disso é que hoje em dia é comum encontrar famílias que contam apenas com um líder familiar, são vários os casos de mães solteiras, por isso é preciso mudar as formas de definir famílias para algo mais amplo e abrangente.
Na família há uma organização social que define as funções de cada membro do grupo, por exemplo, os que possuem qualificações e idades adequadas, geralmente os homens da família, ficam responsáveis por garantir os recursos monetários, que são os mais importantes à sobrevivência da família, apesar dos benefícios fornecidos pela rede de colaboração, entretanto não são raros os casos onde as mulheres são as qualificadas.
Cada modelo de família lida com o mercado de trabalho de uma forma pessoal, de acordo com suas necessidades e capacitações, no caso de uma família com boa condição financeira, onde a mulher possui um alto nível de formação, é natural que a mesma pague alguém para que a substitua nas tarefas do lar, já em uma família mais humilde, onde a mulher não tem tanta formação, o mais comum é que a mulher permaneça em casa, se ocupando das tarefas domésticas e de atividades informais, enquanto seus filhos são inseridos mais cedo no mercado de trabalho para

Relacionados