Sociedades tribais

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil inicia-se no ano de 1836, tendo como marco inicial a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Didaticamente, napoesia, dividimos o movimento em três gerações: a primeira, nacionalista; a segunda, conhecida como ‘mal do século’; e a terceira, marcada pelo condoreirismo.O Romantismo no Brasil teve comomarco fundador a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou 45 anos. Nos primórdios dessa fase literária,1833, um grupo de jovens estudantes brasileiros em Paris, sob a orientação de Gonçalves Magalhães e de Manuel de Araújo Porto Alegre, inicia um processo de renovação das letras,influenciados por Almeida Garrett e pela leitura dos românticos franceses. Em 1836, ainda em Paris o mesmo grupo de brasileiros funda a Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, cujos doisprimeiros números traziam como epígrafe: "Tudo pelo Brasil e para o Brasil". Ainda no mesmo ano, no Brasil - momento histórico em que ocorre o Romantismo, 14 anos após a suaIndependência - esse movimento é visível pela valorização do nacionalismo e da liberdade, sentimentos que se ajustavam ao espírito de um país que acabava de se tornar uma nação rompendo com o domíniocolonial.
Principais Obras:
Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães . Primeiros Cantos, de Gonçalves Dias . Espumas Flutuantes, de Castro Alves . Lira dos vintesanos, Alvares de Azevedo Iracema, de Jose de Alencar
Caracteristicas:
Subjetivismo - Sentimentalismo - Nacionalismo, ufanismo - Maior liberdade formal - Vocabulário mais brasileiro -Religiosidade - Mal do Século - Evasão - Indianismo - A idealização da realidade - Escapismo - O culto à natureza - A idealização da Mulher (figura feminina)
Vocábulario:
Afro-Brasileiro
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade Tribal
  • sociedades tribais
  • Sociedades tribais
  • Sociedade tribal
  • Sociedade tribal
  • sociedade tribal
  • Sociedades Tribais
  • Sociedades Tribais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!