sociedade limitada

Páginas: 11 (2691 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO TECNOLÓGICA GESTÃO DE LOGÍSTICA











SOCIEDADES LIMITADAS








São Paulo /SP
2014


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIPINSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO TECNOLÓGICA GESTÃO DE LOGÍSTICA





SOCIEDADES LIMITADAS



Sociedades Limitadas

Apresentado à Universidade Paulista-

UNIP, Curso de Gestão Logística

Orientador: Prof° Fábio












São Paulo /SP
2014

UNIVERSIDADEPAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE GESTÃO TECNOLÓGICA GESTÃO DE LOGÍSTICA


SOCIEDADES LIMITADAS

Diene da Silva Dias C24820-7
Diego Silva Germano
Marco Antonio M. Ferreira C0112G-3
Rafael Diniz C22IBD-8



INTRODUÇÃO
Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sóciopelas obrigações da sociedade é restrita ao valor não integralizado de suas quotas, como prevê o art. 1.052 do Código Civil, embora todos sejam solidariamente responsáveis pela integralização total do capital social; assim, se um sócio já integralizou suas quotas, mas há sócios que ainda não o fizeram, todos poderão ser solidariamente demandados por esse valor em aberto. Mas quando todo o capitalsocial realizado, finda-se a possibilidade de se voltar contra os sócios – e seu patrimônio – para a satisfação de créditos contra a sociedade limitada, simples ou empresária, salva a hipótese de desconsideração da personalidade jurídica.
O registro da sociedade limitada se fará no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, se sociedade simples, ou na Junta Comercial, se sociedadeempresária. O contrato social atenderá a certos requisitos, que poderá ser a razão social ou denominação – vir acrescido, obrigatoriamente, da palavra limitada, por extenso ou abreviada (ltda).













Sociedade Limitada
A sociedade por quotas de responsabilidade limitada surgiu na Alemanha, nos fins do século XIX, em 20 de abril de 1892, em decorrência do acentuado desenvolvimentomercantil, com a finalidade de se expandirem unidades industriais, pelo incentivo da limitação da responsabilidade dos sócios.
O Brasil foi o quinto país do mundo a legislar sobre as sociedades de responsabilidade limitada, baixando, em 10 de janeiro de 1919, o Decreto nº 3.708, que introduziu em nosso sistema legal esse novo tipo societário.
No Brasil, a sociedade por quotas deresponsabilidade limitada perdurou, regulada pelo Decreto nº 3.708, de 10 de janeiro de 1919, até a entrada em vigor do atual Código Civil, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002.
Segundo o saudoso Professor Fran Martins, “sociedade por quotas de responsabilidade limitada é aquela que é formada por duas ou mais pessoas, assumindo todas, de forma subsidiária, responsabilidade solidária pelo total do capitalsocial”.
Dispõe o artigo 1.052 do Código Civil:
“Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social”.
Características das Sociedades Limitadas
a) será constituída por duas ou mais pessoas, mesmo não sendo empresários;

b) reúnem-se sob firma ou denominação, integrada pelapalavra final limitada ou a sua abreviatura;

c) todos os sócios deverão contribuir para a formação do capital social;

d) o capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio;
e) os sócios respondem solidariamente durante 5 (cinco) anos da data do registro da sociedade, pela exata estimação de bens conferidos ao capital social;

f) é proibida a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade limitada
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade limitada.
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade limitada
  • Sociedade Limitada
  • SOCIEDADE LIMITADA
  • Sociedade limitada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!