Sociedade Capitalista

Páginas: 7 (1703 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho apresenta como base o curta BMW vermelho, onde o destaca a desigualdade social em que vivemos hoje, onde uma família pobre que mora nafavela ganha um carro de luxo, porém não pode vender e usa para fins inesperados.
Expressa a classe fragilizada excluída que não tem acesso aos bens que “produzem” não desfrutam do luxo e sim trabalha alienamente para sua sobrevivência. Em um ciclo viciante se tornam consumidores alienados pelo produto e pela ajuda da mídia que emprega que tal produto será essencial para sua felicidade.
Acontradição da pobreza com o luxo vive-se no Brasil, atualmente há gastos exorbitantes com a copa do mundo e as Olimpíadas e a pobreza é deflagrante. Onde um evento esportivo ganha mais importância que a saúde, educação, segurança, saneamento básico...
A questão social cerne na nossa sociedade que é capitalista onde há uma desigualdade muito grande entre as classes onde poucos ganham muito e muitosganham pouco.
2 DESENVOLVIMENTO


A Humanidade gerou entre si a segregação a divisão onde uns são abençoados outros não, o progresso econômico não foi proporcional a igualar as classes e sim dividi-las entre burguesia e proletariado, uma divisão desigual entre bens e lucros
O proletariado alienado e explorado por sua vez desencadeou o avanço do capitalismo através daquilo que produz, porém oque recebe é muito pouco do valor que produziu.
Nesse contexto há a mais valia que segundo Marx é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador que seria a base do lucro no sistema capitalista e que as relações de produção que promovem a desigualdade social, esta que se estabelecia à medida que um grupo, que detinha os meios de produção, explorava o outro, quevendia sua força de trabalho.
O capital controla os empregos onde você tem que produzir cada vez mais para não ser mandado embora, porque com a crise do desemprego sempre terá um a espera de ocupar seu lugar.
As famílias apresentam hoje, sobretudo, problemas de subsistência (ou seja, de ordem econômicas) englobando aspectos relacionados à alimentação, proteção/segurança, econômico-financeiros(renda; moradia; vestuário; saúde). (SIKORSKI, 2009, p.169).

2.1 BRASIL TERRA DO MARKETING

Na comparação do curta BMW Vermelho onde defronta a desigualdade a amostragem do luxo com a miséria que vive os personagens, temos no Brasil o investimento em eventos esportivos onde o marketing é mais importante do que a situação de muitos que vive na miséria.
Em 2014 e 2016, o Brasil sediará osmaiores e mais importantes eventos esportivos, mas até torcedores assumidamente apaixonados demonstram a preocupação para com os efeitos disso. A copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são motivos de críticas e mobilizações por parte dos movimentos sociais.
Pra que sediar a Copa do Mundo? O Brasil tem graves problemas sociais e não consegue, sequer, garantir que a população tenha condiçõesrazoáveis de acesso à saúde e à educação. Sem falar o problema com violência, transporte, ambientais entre outros
2.1.1 Capitalismo e suas desigualdades


Os personagens que recebem o carro são a classe fragilizada que por conta do sistema instituído deste o surgimento da industrialização consequentemente a desigualdade não tem acesso ao luxo de possuírem um carro de luxo e em muitos casos não temacesso nem ao que tange a constituição de 1988 acesso a saúde, moradia, lazer, etc. são privados disso. Enquanto não viabilizem políticas públicas eficientes e não assistencialistas querendo resolver o sistema na base dando a essa população dignidade e uma educação exemplar para que eles não sejam enganados com políticos populistas, que garantam a eles a solução e não ações paliativas.
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A SOCIEDADE CAPITALISTA
  • sociedade capitalista
  • sociedade capitalista
  • Sociedade capitalista
  • Sociedade capitalistas
  • Sociedade capitalista
  • A sociedade capitalista
  • Sociedade capitalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!