Sociedade capitalista

Páginas: 6 (1446 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
sociedade capitalista

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

MAGNOLIA SOUSA DE OLIVEIRA CARDOSO














ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHO



















Feira de Santana
2013.1




MAGNOLIA SOUSA DE OLIVEIRA CARDOSO

















ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHOTrabalho apresentado ao Curso: Serviço Social, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Interdiciplinar.


Orientador: Profs: Maria Angela Santini, Paulo Aragão, Rodrigo Trigueiro e Sergio de Goes Barboza.

















Feira de Santana

2013.1

SumárioIntrodução........................................................................................................................4

Desenvolvimento.............................................................................................................5

Considerações Finais......................................................................................................8Bibliografia...................................................................................................................9
































Introdução

Vivemos em um país com um grande potencial, com tudo, mas que infelizmente acaba por prevalecer os direitos econômicos, sobre os direitos sociais.
Podemos explanar, que o Brasil é marcado por desigualdades gritantes. Desigualdade estas,que foram assumindo novas formas, novas roupagens, mas que, não deixaram de existir.
O trabalho elaborado, visa proporcionar junto ao Vídeo “ BMW VERMELHO”, o entendimento e explanação das imersas desigualdades sociais e econômicas, que massacram muitos indivíduos de nossa sociedade. Tornando visível, que as demais problemáticas fluentes atualmente, dá-se ao mundo capitalista, quevivemos e “formamos”. Onde prevalece o verbo “ter” e não o “ser”.










































Desenvolvimento

O vídeo relata impactos causados pela recém-chegada de uma BMW vermelha, novinha em “folha”, em uma comunidade carente, onde membros da família premiada, sabe dirigir e muitos menos dispõe de renda suficiente paramantê-la.
A chegada da mesma, causa um “frisson”, em toda vizinhança, formando fila entre as pessoas, que ansiosamente , disputam alguns minutos dentro do carro, para apreciá-lo, ainda que este não saia do lugar. Sem a real utilidade, o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados, tal como guarda-chuva.
Ao mesmo tempo cômico e trágico, o curto, retrata bem a realidadede pessoas de classe baixa, quando ganham prêmios fora da sua realidade de vida, um exemplo apresentado, foi a BMW , no vídeo, proposto. Por tanto, estes, não sabem, nem conseguem manuseá-la, usufruir de suas utilidade, por estarem “desatualizados” da vida, devido a suas condições financeiras, logo, condições de vida.
O simples fato do carro está estacionado na comunidade causaibope em todos que vivem lá e isso é possível de se notar nas cenas, observa-se também o grau de conhecimento dos moradores que é muitíssimo baixo, pois Odilon não fazia ideia do que era um BMW, por isso não fez muita questão quando o ganhou.
O filme tem 22 minutos e foi feito no ano de 2001, em São Paulo, pelos diretores Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos. O elenco conta com a participaçãode atores famosos, como os principais: Denise Weinberg e Otávio Augusto, que interpreta a família premiada.
Ao mesmo tempo cômico e trágico, o curta retrata bem a realidade de pessoas de classe baixa quando ganham prêmios fora de sua realidade, como um carro que é mostrado no filme.
As políticas sociais fazem parte de um conjunto de iniciativas públicas, com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A SOCIEDADE CAPITALISTA
  • sociedade capitalista
  • sociedade capitalista
  • Sociedade capitalista
  • Sociedade capitalistas
  • A sociedade capitalista
  • Sociedade Capitalista
  • Sociedade capitalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!