Sociedade anonima

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
Transformação, incorporação, fusão e cisão
Transformação
A sociedade pode passar independentemente de dissolução e liquidação, para outro tipo de sociedade, obedecendo ao procedimento disposto naforma da lei. A transformação exige o consentimento unânime dos sócios ou acionistas, salvo se previsão contrária no estatuto ou no contrato social, caso em que o sócio dissidente terá o direito de seretirar da sociedade. A transformação, porém, não prejudicará de modo algum os credores, os quais, quando se sentirem prejudicados, poderão se opor à fusão e pleitear judicialmente a anulação daoperação.

Incorporação
A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra que lhes sucede como responsável por todos os direitos e obrigações. Dever-se-á autorizar oaumento de capital subscrito na incorporadora e, aprovado, em assembléia-geral da incorporadora, o laudo de avaliação desse aumento e, por fim, a incorporação, extingue-se a incorporada.
Fusão
Duasou mais sociedades poderão fundir-se para formar sociedade nova, que lhe sucederá em todos os direitos e obrigações.
Cisão
Cisão é a operação pela qual uma companhia transfere parcelas de seupatrimônio, e, juntamente, de seus direitos e obrigações, para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes. A cisão pode ser total ou parcial. Se total, a companhia cindida é extintae todo o seu capital é repassado. Se parcial, a versão de seu patrimônio é parcial, o que não acarreta a extinção da cindida.

11. Dissolução, liquidação e extinção da sociedade anônima
Adissolução é o primeiro marco para a extinção de uma sociedade. Os modos ou meios operacionais como se irá desenvolver a dissolução constituem a liquidação. Finda a liquidação, ocorre a extinção da companhia.Dissolve-se a companhia, sem intervenção judicial, pelo término do prazo de duração, nos casos previstos no estatuto, por deliberação da assembléia geral, pela existência de um único...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sociedade anonima
  • Sociedade Anonima
  • Sociedade Anônima
  • SOCIEDADE ANÔNIMA
  • Sociedade Anônima
  • sociedade anonima
  • Sociedades Anônimas
  • Sociedade anonima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!