Social

Páginas: 7 (1685 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução

A participação popular está relacionado com a distribuição da verba pública pelos governantes e as necessidades básicas das classes populares. Embora sua história date do fim do século XIX, foi durante a década dos anos 80 que as manifestações populares chegaram ao ápice no Brasil.
Uma descrença quanto à política praticada no Brasil faz com que as classes populares procuremresolver seus problemas por vias de participação diferentes das já estabelecidas.























Desenvolvimento
O que essas manifestações populares querem dizer efetivamente?
A participação popular nas manifestações está relacionado com a distribuição da verba pública pelos governantes e as necessidades básicas das classes populares. Embora sua história date do fim doséculo XIX, foi durante a década dos anos 80 que as manifestações populares chegaram com força no Brasil.
Uma descrença quanto à política praticada no Brasil faz com que as classes populares procurem resolver seus problemas por vias de participação diferentes das já estabelecidas.
 Compreendo que a mensagem é clara de que a sociedade exige mudanças: O recado das ruas é: ou a classe políticareage e faz as mudanças ou a sociedade está avisando que vai mudar a classe política.
Em termos gerais, é possível dizer, pelo menos no que se refere às grandes manifestações que ocorreram nas capitais — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Vitória e tantas outras —, que o polo social predominante era composto pelo estudante que trabalha ou pelo trabalhador queestuda.
Esta população manifestou sua revolta, a sua rebeldia, contra o sistema destrutivo que domina a vida nas cidades. É neste sentido um levante que transcende a classe trabalhadora, porque reúne contingentes das camadas médias, dos estudantes, das pequenas burguesias urbanas. De tal modo que estas manifestações não passaram ao largo da classe trabalhadora. A Justiça brasileira está longe deser eficiente, milhares de casos ficam parados e acabam prescrevendo. Apesar de iniciativas exitosas de informatização dos processos.

A população está percebendo que essa velha forma de se fazer política não tem levado a uma mudança concreta do país. As mudanças vem acontecendo sim, mas em um ritmo muito mais lento do que a expectativa dos brasileiros.
O piso salarial dos professores continuauma vergonha para um país que é a sexta economia do mundo. Que criança vai querer ser professor no futuro para ganhar 1.300 reais?  E precisamos de mais e melhores professores. Aliás defendo que deveríamos atrair para a docência os estudantes com desempenhos acadêmicos mais brilhantes. Se realmente a educação fosse uma prioridade, os governos federal, estadual e municipal já teriam tentado mudarisso. Quem sabe a criação de uma bolsa de complementação ao salário dos professores. Tenho há anos defendido que os professores recebem uma bolsa de complementação paga com recursos federais, após comprovação de capacidade técnica em exame nacional.
A FIFA humilhou o país diversas vezes com seus comentários preconceituosos e exigências que contrariaram nossas leis em favor do lucro. Fico realmenteem dúvida se o Brasil vai realmente se beneficiar e lucrar com a Copa do Mundo ou se apenas a FIFA e seus dirigentes vão encher os bolsos de dinheiro? Todo mundo já desconfiava que a Copa seria uma festa para a roubalheira de dinheiro público. Mas muitos acreditaram que as obras nos entornos dos estádios, as rodovias, metrôs e aeroportos ficariam prontos para a Copa e por isso tudo isso valeria apena. Havia até um plano de mobilidade no papel. Mas um ano antes da Copa as pessoas acordaram ao perceber que diversas obras prometidas não ficarão prontas, apesar de sabermos da Copa de 2014 desde 2007.










Referencia
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5306&secao=434






Pontue Alguns Aspectos que Julgue Importantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Social
  • sociais
  • social
  • Social
  • SOCIAIS
  • social
  • E- Social
  • E-SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!