Sobre a oração - Metropolita Kallistos Ware

2991 palavras 12 páginas
O que é oração?

“O que é a oração?”
Palestra proferida pelo Metropolita Kallistos Ware de Diocleia, na Seattle Pacific University, no dia 4 de março de 2008.
Adaptação para o português: Anderson Volpato Rodrigues
Revisão: Pe Luís Filidis

Prefácio
Há várias semanas tenho insistido no tema da oração nas nossas homilias dominicais. Penso que os frutos começaram a aparecer quando um de meus filhos espirituais me enviou por e-mail uma pequena entrevista de um bispo ortodoxo pelo YouTube. A entrevista, intitulada “Why we Orthodox Christians pray?1” foi respondida por mim com um outro vídeo, também sobre a oração, intitulado “What is prayer?2”, que mostrava uma palestra proferida pelo Metropolita Kallistos Ware de Diocleia. Comentando sobre o vídeo em nossa paróquia, um outro filho espiritual interessa-se pela palestra e pelo assunto. Percebemos imediatamente que uma transcrição ou resumo é mais do que necessária, para todos os cristãos ortodoxos do Brasil.
A presente transcrição pretende abordar de maneira sucinta e muito resumida, mas não superficial, o tema da oração. O que significa o termo “oração”, na vida prática, para nós, Cristãos Ortodoxos? Sobretudo vivendo num país de dimensões continentais, com influências de inúmeras religiões e seitas ditas “cristãs” o presente opúsculo, apesar de suas dimensões reduzidas, tem a pretensão de trazer luzes sobre esta prática a partir de dentro da própria Igreja Ortodoxa.

São Paulo, primeira semana de Pentecostes
Pe Luís Filidis

Metropolita Kallistos Ware
Kallistos Ware (nascido Timothy Ware em 11 de setembro de 1934) é bispo inglês da Igreja Ortodoxa Oriental, sob o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e um dos mais conhecidos teólogos contemporâneos da Igreja Ortodoxa. Em 1982 foi alçado a Bispo de Dioclea. Em 2007 passa a ser o seu Metropolita.

Entre 1966 e 2001, o Bispo Kallistos Ware foi o principal palestrante de Estudos Ortodoxos Orientais da Universidade

Relacionados

  • Vocabulário Ortodoxo
    74589 palavras | 299 páginas