Sobre a morte e morrer

Páginas: 2 (289 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
Antigamente o paciente em fase terminal, morria lentamente em sua própria casa, onde tinha tempo para despedir-se e passar seus últimos momentos com seus familiares. Com odesenvolvimento científico o morrer tornou-se mais solitário e desumano. Geralmente o doente é confinado em um hospital, estando as pessoas mais preocupadas com o funcionamentode seus pulmões, secreções e não com o ser humano que há nele. Estando muitas vezes sofrendo mais emocionalmente que fisicamente. Era mais fácil elaborar a morte, já que acrença religiosa acreditava que o sofrimento na terra seria recompensado no céu, oferecendo esperança e sentido ao sofrimento, ao contrário da rejeição da sociedade moderna, queaumenta a ansiedade , obrigando-nos a fugir da realidade e do confronto com a nossa própria morte.

O estudante de medicina é preparado a prolongar a vida e promover a cura.Face ao paciente terminal, ele confronta-se com seus limites, impotências e incapacidades, gerando muita raiva e culpa que pode resultar em negação e evasão, abandonando opaciente na hora em que ele mais precisa. Nesta etapa de evolução da doença cabe ao médico não mais a cura, mas o assistir, servir, ajudar e cuidar.

O paciente tem o direitode saber ou não o seu diagnóstico, cabendo ao médico perceber o momento em que o paciente está pronto a receber este diagnóstico. Cabe ao médico informar de forma que mantenhaa esperança do paciente, comunicando-lhe de que nem tudo está perdido, é uma batalha que devem travar juntos não importando o resultado final.

A consciência de seu estadopermite ao paciente desabafar seus medos, resolver questões pendentes, despedir-se e ficar em paz consigo mesmo e com seus familiares para uma morte mais tranqüila e humana.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sobre a morte e o morrer
  • Sobre a morte e o morrer no hospital
  • Sobre a Morte e o Morrer
  • Sobre a morte e o morrer
  • Sobre a morte e morrer
  • Sobre A Morte E O Morrer
  • SOBRE A MORTE E O MORRER
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!