Sobre a Morte e o Morrer

Páginas: 19 (4747 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2013
Sobre a Morte e o Morrer
Escrito por: Francileide Santana, Caroline Feitosa Correia e Maria Vânia Furtado Brito | Publicado em: 27 de Agosto de 2013

Resumo: O ciclo da vida é constituído pelo nascimento, crescimento, reprodução e morte. Esses eventos são naturais e próprios para a construção da vida humana. Para algumas pessoas esses processos evolutivos não seguem iguais paratodos, existe uma especificidade de se colocar diante dos problemas e saber enfrentá-los é a questão primordial. A morte é vista sob diversos contextos cultural, social, familiar e vem para cada um de acordo com sua posição frente ao mundo; o lidar pode estar definido ou causar outros comportamentos adversos. Lidar com a morte é um fenômeno sofrível e algumas pessoas não estão preparadas para esseenfrentamento em questões não definidas.

1. Introdução

Como seres superiores de todas as condições de vida na biosfera, o homem é aquele que tem o privilégio de comunicação plena de sua raça, pois possui a capacidade de discernimento e dotado dos sentidos como norteadores de escolhas. As sensações, percepções, pensamentos nos permitem a todo o momento um comportamento e novas posturasdiante dos desafios, permitindo assim outras mudanças.

Contextualizar sobre a vida é algo que todos nós podemos compreender na nossa trajetória como ser humano, no entanto nosso ciclo vital passa por processos que vai desde a concepção, nascimento, desenvolvimento e consequente morte. Todos esses fenômenos são inerentes a nossa vida cotidiana, mas para alguns indivíduos esses processos podem serpercebidos como fatores comuns, falam abertamente e não incomodam já outros sequer cogitam a ideia de morte, não quer chegar a finitude.

Nossa reação perceptiva diante do que não sabemos ou conhecemos causa estranheza e muito nos faz refletir se podemos ou devemos ocultar tal pensamento. O tema sobre morte e morrer requer seriedade, ética e respeito diante dos valores pessoais, familiares eculturais. O indivíduo se projeta diante da vida no antes e depois, por conseguinte na angústia de seu sofrimento que ora está no processo do adoecimento e morte.

Diante do sofrimento da doença orgânica o indivíduo não deixa de ter sua subjetividade, ela está atuando a plena capacidade e até mesmo mais atuante que antes, somente num estágio como o enfrentamento da doença é que se dá conta detantas etapas da vida deixaram de ser valorizadas, no entanto não havia uma patologia. Esse questionamento está dentro da normalidade que o indivíduo vivencia, pois o colocam diante de sua real condição de pulsão de vida e morte, as instâncias psíquicas estão plenamente em conflito sobre tal questão. Enquanto a atenção lhe é dada, pela escuta, o indivíduo deixa fluir seu apelo à vida enquanto temconsciência que pode ser tarde demais.

Uma vez que o fim está próximo à capacidade de contingência nesse conflito entre viver e o morrer pode ser suplementado por uma força incomum diante da fragilidade humana. Para alguns indivíduos poderá ocorrer uma nova representação em simbolizar uma forma mais elaborada e compreendida que não ter como reverter à situação.

2. Sobre a Morte e o Morrer2.1. Sobre o temor da morte

A morte suscita um questionamento e traz muitas questões acerca do enfrentamento da finitude. A morte é uma consequência natural da vida, faz parte do

ciclo vital que todos os seres enfrentam, sejam a raça humana ou outro tipo de vida. Não podemos escapar dessa etapa do nosso ciclo de vida, mas para algumas pessoas o fato de apenas citar o questionamento já causadesconforto, luta ou fuga. Para que o indivíduo possa assimilar entre sua real situação com um fato novo que lhe tira a plenitude é desconfortante e causa temor, medo e mudança de comportamento.


“Do ponto de vista psiquiátrico, isto é, bastante compreensível e talvez explique melhor pela noção básica de que, em nosso inconsciente, a morte nunca é possível quando se trata de nós mesmos. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sobre a morte e o morrer
  • Sobre a morte e o morrer no hospital
  • Sobre a morte e morrer
  • Sobre a morte e o morrer
  • Sobre a morte e morrer
  • Sobre A Morte E O Morrer
  • SOBRE A MORTE E O MORRER
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!