Sobre a lua

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A distância Terra-Lua é de 384000 km e varia de 356800 km a 406400 km. A excentricidade da órbita da Lua é de 0,0549.
O plano orbital da Lua tem uma inclinação de 5° 9' em relação à eclíptica. Apesar desse ângulo permanecer aproximadamente constante, o plano orbital não é fixo, movendo-se de maneira tal que seu eixo descreve um círculo completo em torno do eixo da eclíptica num período de 18,6anos. Portanto, em relação aoequador da Terra, a órbita da Lua tem uma inclinação que varia de 18,4° (23,5° - 5,15°) a 28,7° (23,5° + 5,15°).
Em relação ao equador da Lua, o seu plano orbital tem uma inclinação de menos do que 1°.
O diâmetro aparente médio da Lua é de 31' 5" (0,518°), de onde se deduz que o diâmetro da Lua é de 3476 km (D = 384000 km X sen 0,518); a massa da Lua é de 1/81 damassa da Terra.
Devido à rotação sincronizada da Lua, a face da Lua que não podemos ver chama-se face oculta, que só pode ser fotografada pelos astronautas em órbita da Lua.

A Lua
Tamanho: A Lua, o único satélite natural da Terra, é o quinto satélite em tamanho, mais de dois-terços do tamanho de Mercúrio, e mais de três vezes maior do que o maior dos asteróides. Tem, de fato, um quarto do tamanhoda Terra, com um diâmetro de 3476 km
Distância: Como a Lua está relativamente próxima, podemos medir sua distância por meios geométricos. A distância média é de 384403 km.
Brilho: Após o Sol, a Lua cheia é o objeto mais brilhante do céu. Entretanto, sua superfície não é lisa e sua cor cinza-marrom reflete pouca luz. De fato, a lua é um dos mais pobres refletores do sistema solar. A quantidadede luz refletida por um corpo é chamada de albedo (Latim: albus, branco). A Lua reflete somente 7% da luz do Sol que incide sobre ela, de modo que seu albedo é 0.07.
Fases: As fases da Lua são causadas pelas posições relativas da Terra, da Lua e do Sol. A Lua orbita a Terra em média em 27 dias 7 horas 43 minutos.
O Sol sempre ilumina a metade da Lua na direção do Sol (exceto durante um eclipselunar, quando a Lua passa pela sombra da Terra). Quando o Sol e Lua estão em lados opostos da Terra, a Lua aparece cheia para nós, um disco brilhante e redondo. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol, ela aparece escura, a Lua nova. No período intermediário, parece crescer até cheia, e então decresce até a próxima lua cheia.
A borda da sombra (o terminador) é sempre curva, sendo uma vista obliquade um círculo, que dá à Lua sua forma crescente ou minguante.

O Lado Distante
As pessoas muitas vezes se referem ao "lado escuro da Lua", mas ele não existe. O Sol ilumina todos os lados da Lua enquanto ela gira. Entretanto, existe um "lado distante da Lua" que nunca é visto aqui da Terra. Com o passar das eras, as forças gravitacionais da Terra reduziram a rotação da Lua sobre seu eixo atéque o período rotacional fosse exatamente igual ao período de sua órbita em torno da Terra.
Você pode simular este efeito usando dois objetos redondos, como bolas. Mantenha uma das bolas estacionária, para representar a Terra. Mova a outra bolsa em volta da "Terra" sem mover seu pulso. Você verá que pessoas na "Terra" veêm todos os lados da "Lua". Entretanto, se você girar a "Lua" na sua órbita emredor da "Terra", você pode ver que você pode ajustar a rotação de modo que somente um lado da "Lua" é visto a partir da "Terra". É por isto que as formas na face da Lua nunca mudam.

Fases Lunares
O aspecto da Lua se modifica diariamente. Mas isso se deve tão somente a posição relativa da Lua, Terra e Sol, a cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca emtorno da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e chama-se revolução sinódica ou lunação. As fases lunares ocorrem ao mesmo tempo não importando a localização do observador, porém não são percebidas da mesma forma. No hemisfério Norte o aspecto da Lua é invertido em relação ao visto por um observador no hemisfério Sul. 

 Representação simplificada das fases lunares
O movimento da Lua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CURIOSIDADES SOBRE A LUA
  • A influencia da lua sobre a terra
  • Influências da Lua sobre a Terra
  • A influência da lua sobre a terra
  • influencia da lua sobre a terra
  • efeito da lua sobre a terra
  • A influencia da lua sobre a terra
  • Plano de aula sobre as fases da lua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!