efeito da lua sobre a terra

Páginas: 7 (1579 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
A LUA

  A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384 405 km do nosso planeta. A Lua terráquea não é a maior de todo o Sistema Solar (Ganimedes, uma das luas de Júpiter, é a maior), mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta. Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpoceleste visitado por seres humanos e onde a NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration) pretende implantar bases permanentes.
Vista da Terra, a lua apresenta quatro fases diferentes e exibe sempre a mesma face (situação designada como acoplamento de maré), fato que gerou inúmeras especulações a respeito do teórico lado escuro da Lua, que na verdade fica iluminadoquando estamos no período chamado de Lua nova.


Figura . Fases da Lua

   O seu período de rotação é igual ao período de translação. Isto quer dizer que o tempo que a lua demora a dar uma volta sobre si mesma é igual ao tempo que leva a dar uma volta completa ao planeta Terra. É por esta razão que a lua apresenta sempre a mesma face voltada para a terra. 
   A Lua não tem atmosfera eapresenta, em quantidades muito pequenas, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos.
A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. A sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação dosistema Terra-Lua encontra-se muito longe do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrônomos usam este argumento para afirmar que vivemos num dos componentes de um planeta duplo, mas a maioria discorda, uma vez que para que um sistema planetário seja duplo é necessário que seu eixo de rotação esteja fora dos dois corpos.
Abaixo estão descritos algumas informações sobre a Lua:
DiâmetroEquatorial: 3474,8 km;
Massa: 7,349 x 1022 kg
Temperatura: entre -173,1°C (mínima) e 116,9°C (máxima)
Gravidade equatorial: 0,1654g = 1,62 m/s2;
Período orbital: 27,3 dias
Inclinação da órbita: 5,2°
Área da superfície: 3,793 x 107 km²
Volume: 7,349 x 1010 km3
Velocidade orbital média: 1,022 km/s
Ciclo (lunações): 29,53 dias
1 Terra = 81,5 Luas
Distância da Lua até a Terra: 384.000 km


COMOTERÁ SE FORMADO A LUA?
  
   A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum. Nesse aspecto, alguns astrônomos e geólogos alegam que a Lua se teria desprendido de uma massa incandescente de rocha liquefeita primordial, recém-formada, através da força centrífuga.
   Outrahipótese, aquela que é aceite pela maioria dos cientistas, é a de que um planeta desaparecido e denominado Theia, aproximadamente do tamanho de Marte, ainda no princípio da formação da Terra, teria chocado com nosso planeta. Tamanha colisão teria desintegrado totalmente o planeta Theia e forçado a expulsão de pedaços de rocha líquida. Esses pequenos corpos foram condensados num mesmo corpo, o qualteria sido aprisionado pelo campo gravitacional da Terra. Esta teoria recebeu o nome de Big Splash.
   Há ainda um grupo de teóricos que acreditam que, seja qual for a forma como surgiram, haveria dois satélites naturais orbitando a Terra: o maior seria a Lua, e o menor teria voltado a chocar com a Terra, formando as massas continentais.
AS INFLUÊNCIAS DA LUA SOBRE A TERRA

AS MARÉS
Um campogravitacional terrestre ideal, ou seja, sem interferências, as águas à superfície da Terra sofreriam uma aceleração idêntica na direção do centro de massa terrestre, encontrando-se assim numa situação isopotencial. Mas devido à existência de corpos com campos gravitacionais significativos a interferirem com o da Terra (Lua e Sol), estes provocam acelerações que atuam na massa terrestre com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência da lua sobre a terra
  • influencia da lua sobre a terra
  • A influencia da lua sobre a terra
  • Influências da Lua sobre a Terra
  • A influencia da lua sobre a terra
  • As influências que a Lua exercem sobre a Terra
  • Terra-lua
  • Terra e Lua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!