sncba

1493 palavras 6 páginas
Dados da obra: MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educ.Pesqui. Vol.30. Nº2. São Paulo. Mai/Ago.2004. Disponível em: HTTP://www.scielo.br/scielo.php?pid=51517-97022004000200007 acesso em: 17 de fevereiro de 2014.

Informação geral da obra: A pesquisa qualitativa surgiu a partir da necessidade de fazer ciência usando métodos científicos específicos de forma clara e precisa, uma vez que o homem está no centro de suas pesquisas e portanto, não é considerado uma ciência exata e precisa.

RESUMO
CITAÇÕES
COMENTÁRIOS
Pag. 1-3
A metodologia e um instrumento que auxilia pesquisa, na qual usa métodos técnicos, em que a realidade e investigado, ou métodos lógicos, que usam os métodos de interpretação.
Essa disciplina sempre teve a necessidade de definir seu objetivo de forma clara e precisa, e assim poder entender, como são aplicados os fundamentos da ciência e os princípios do método cientifico na sociologia, porque a sociologia sempre foi considerada uma ciência frágil, por ter como observador e objeto de estudo, o homem. Ambos sujeitos a mudanças.
A sociologia sempre foi marcada pela diversidade de metodologia e de técnicas de investigação e de métodos de explicação, tendo como marca dos métodos qualitativos a flexibilidade (principalmente quando forma de coleta dos dados), que visava o estudo das ações sócias individuais e grupais.

Pag.3-8
Pag. 3-8
Apesar dos benefícios, a pesquisa qualitativa levantou críticas quando ao fato de que:
- Havia a proximidade entre pesquisador e objeto d estudo, o que poderia pôr em risco a neutralidade e a objetividade do estudo. Por isso era considerado estudos, descritivos e exploratórios, por causa da dificuldade de chegar a uma conclusão comparativa e generalizada.
As principais críticas era em relação a:
- Questão da representatividade, cujo maior problema estaria na escolha de

Relacionados